DUREZA

"It´s better to burn out than to fade away"

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

De volta ao ginásio

Sim, por me encontrar um pouco saturado do esquema de treino que tenho vindo a seguir, e já lá vão cerca de 7 ou 8 meses, sobre tudo baseado na corrida com pesos, apesar de utilizar muitas variantes como carga extrema (peso superior a 10% do peso corporal, HIIT, trail Running com carga extra, etc...), optei por voltar ao treino de ginásio. Não para ficar bombado, mas novamente voltar ao crossfit, com muito HIIT e Tabata, reforço muscular e multi-treinos, tudo o que se pode fazer em ginásio.
Inicialmente comecei a corrida com pesos e carga extra em médias e longas distâncias pois tinha como o objectivo o treino de força para os trails e Ultratrail da Serra da Freita que cumpri com sucesso, mas fiquei tão adepto desse tipo de preparação física geral que continuei agarrado a esse tipo de treino por mais uns meses. Diminuí na carga (km semanais) mas introduzi o HIIT na corrida com pesos e outras variantes.

Altura de mudar, para o corpo se desabituar...pois claro!

No gym, a nível de "ferro"/musculação clássica apenas vou manter os exercícios de "peito", tudo o resto vou usar variantes, ultra-séries, treino funcional, crossfit e afins.

A sessão de hoje, foi mesmo de...regresso à carga!
Treino Bi-diário, uma sessão de reforço muscular e outra de corrida (outdoors) com intervalo de 6 horas entre elas.

 
Evitei grandes cargas/peso pois estive muito tempo longe do ginásio.
Deve-se evitar cair no erro de tentar "carregar" a mesma carga/peso que se fazia antes do interregno.
A adaptação à carga deve ser progressiva, mesmo para atletas em plena forma física.
Mesmo habituado a correr com pesos e com carga extra, esse tipo de treino nada tem que ver com o treino de "musculação".
Com calma e cabeça...assim deve ser feito.
 
Buga!


Sem comentários:

Enviar um comentário