sábado, 29 de janeiro de 2011
Plano de treinos de BOXE para 8 semanas
Os exercícios variados são inicialmente exercícios:
Em corrida:
- Corrida lateral, sprints no mesmo local, "abaixamentos", saltos em elevação, corridas várias;
- "Apanhar do chão", "arranhar as nuvens", deitou-levantou, "deitou-10 extensões/flexões-levantou", rotação dos braços à frente e atrás. Procurar variar exercícios, mas sempre procurando incidir na mesma base.
Seguido de exercícios em descanso-activo:
- Aquecimento específico- Rotações do pescoço (tb o "morder-o-ar"), rotações do tronco, rotações específicas (pulsos, cotovelos, joelhos, etc...).
Incluir final com abdominais ( 5 séries de 20-30) e lombares (flexão/extensão do tronco sentido antero-posterior), podendo ser alternados entre si ou alternados com extensões/flexões de braços.
Se for treino em grupo seguia-se os jogos a dois, ("pica-miolos", "pisa-pés", etc...) e no final de toda a sequência destinada para dias de treino de boxe puro, incluir 3 a 5 séries de luvas entre os 2 atletas.
---------------------------------------------
Plano de treino para atletas experientes que habitualmente praticam apenas corrida/atletismo, mas que pretendem variar o tipo de treino e/ou tipo de preparação física.
Plano que respeita a transição, contendo inicialmente uma maior carga de corrida seguida de uma diminuição da mesma, até à conversão total em plano de preparação física à base de boxe, também ele com uma componente de corrida, essencial para essa consistência.
Plano para 4 dias de treino para 8 semanas, futuramente vou publicar para 5 dias de treino, de transição, mas também de continuidade, com base na preparação física de boxe.
Repito preparação física à base de boxe...não preparação física específica para pugilista/boxeur, que fazem jogos/combates, pois para esses a "guerra" é outra, o treino terá que incluir outros exercícios e jogos a efectuar com apoio/treinador ou com outro atleta (p/ex: as luvas, pica-miolos, pisa-pés, plastrons, etc...).
Como é sabido, a preparação física baseada/direccionada para o boxe é por excelência bastante completa, pois temos a base de corrida/cardio geral, os saltos à corda-cardio específico, exercícios gerais de reacção rápida, reforço muscular (exerc. com pesos), incidência especial no reforço da musculatura abdominal e lombar.
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Motivação
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Registo de treino - 23JAN11
local: Serra da Amoreira- Odivelas
hora:19h
Temperatura: 6º
Completei 15500m num percurso composto de 45% subidas, 45%descidas e 10% rectas, já a pensar nas provas do fim-de-semana.
Não estou bem é um facto, a média de 4´54/km não me dá grandes esperanças para os objectivos pensados há 2 semanas, antes da hematuria.
A confiança é muito pouca, parei aos 30´para ver cor da urina...tal é o receio.
Mas nem tudo é mau, o corpo aguenta a distância sem grande dificuldade e nem fiquei muito cansado ou desgastado, mas não estiquei muito. A frequência cardíaca foi alta devido à inclinação acentuada das subidas, nas quais cheguei a fazer médias de 6´45/km tal era a "parede".
E na altura de puxar, seja a subir ou a descer...o receio ataca novamente.
Objectivo para as 2 provas: Dar o meu melhor...pois claro.
Melhores dias virão.
sábado, 22 de janeiro de 2011
Plano de Treino Semanal - 22 a 30 JAN11
Sinto alguma falta de ar a correr em "altas" devido à pausa forçada e a uma pequena constipação/sinusite.
Aliás, pior do que estar em baixo de forma como estou, pior do que a dor incómoda debaixo do tornozelo da perna direita que ainda sinto, é o receio constante (durante a corrida) de que tudo volte a acontecer mais uma vez.
É como começar do 0, calma...ganhar confiança aos poucos...e voltar à DUREZA!!
Hematúria de Esforço
"A hematúria pode aparecer após esforço físico intenso e costuma não ter nenhum significado clínico. Sangramentos em jovens, sem outros sintomas ou sinais associados e sem alteração da creatinina, também costumam ser benignos e devem ser apenas acompanhados periodicamente, assim como hematúria transitória. "- Dr. Pedro Pinheiro.
Segundo o Dr. Rodolfo F. Forster
"Como é do conhecimento geral, o exercício físico é de grande valor na profilaxia das doenças coronárias, respiratórias, vasculares e cerebrais, na redução do peso corporal, no controle da diabete entre outras.
Entretanto, com a difusão do conceito de que “correr faz bem a saúde”, um grande número de pessoas iniciam exercícios físicos sem o conhecimento mínimo das possíveis complicações que poderão advir da falta de moderação nos exercícios.
Dentre essas complicações, estão as do sistema genito-urinário, a saber: hematúria (sangue na urina), hemoglobinúria e miohemoglobinúria (urina de cor marron), orquites e epididimites (inflamação dos testículos), torção do testículo em jovens, rotura do testículo e incontinência urinária de stress (perda de urina aos esforços físicos).
Hematuria – O sangue na urina pode aparecer por litiase (pedra) preexistente no rim, bacinete ou uréter que traumatiza o urotélio normal, durante o exercício físico, produzindo sangramento que será eliminado com a urina.
Outra causa da hematúria é chamado traumatismo de bexiga em corredores de longa distância ou hematúria dos 10.000 metros.
O Dr. Blacklock observou sangue na urina de jovens envolvidos em exercícios físicos pesados nos serviços das forças armadas de Inglaterra.
Em oito de dezoito pacientes sem lesões do sistema urinário superior (rim e uréter) foram identificados contusões de bexiga em cistoscopias após os exercícios. Os pacientes eram invariavelmente corredores de 10.000 metros (ou mais) e hematúria, sem dor, foi uma ocorrência ocasional e verificada na primeira micção após a corrida. Em todos os casos, apesar da hematúria ser profusa e com pequenos coágulos, a urina se tornou clara após 24 horas de repouso, porque a lesão é superficial e regride espontaneamente.
Os exames cistoscópicos demonstraram contusões localizadas na parede da bexiga com perda de urotélio durante as 48 horas após o evento. As lesões eram mais acentuadas na parede supero-posterior da bexiga e desapareceram rapidamente.
Essas lesões parecem ser causadas por repetidos impactos da flácida parede da bexiga contra a base vesical, de estrutura relativamente fixa e muito mais espessa. A força de uma crescente pressão infra-abdominal, pelo exercício físico, força a parece posterior da bexiga contra a base (chamada trigono vesical) provocando o traumatismo.
Quando a hematúria não ocorre, há presumivelmente urina suficiente dentro da bexiga para agir como coxim hidrostático que impede o traumatismo.
Para evitar esta ocorrência seria necessário beber líquidos antes da corrida ou omitir esvaziar a bexiga totalmente neste período, porém, nenhuma destas medidas é facilmente aceite por atletas dedicados."
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Um pouco de Anatomia
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Novo convite
Mais do que campeões, procuramos formar verdadeiros vencedores, paladinos do verdadeiro espírito e consciência desportiva de “fair play” e a implementação de uma vontade constante de auto- aperfeiçoamento, evolução e polimento de carácter em cada atleta, factores estes que poderão vir a ser cruciais no mundo de competição e desafios que nos rodeia.
Contamos já com mais de 30 atletas, de diversos escalões, de Benjamins B (6 anos) a Veteranos 5 (60 anos), de ambos os sexos, no entanto, apesar do grupo apenas ter iniciado a sua actividade a 18AGO09, o número de atletas tem vindo a aumentar, uma vez que as actividades físicas ministradas é de carácter gratuito e rodeada de um verdadeiro espírito jovial e salutar.
Como formadores podemos garantir o nosso compromisso total com o projecto, esperando apenas como recompensa que o nosso trabalho contribua para o afastamento dos jovens da prática de comportamentos desviantes ou de risco, os quais representam um real e enorme perigo para a sua saúde e integridade (física e mental).
No futuro, preferimos pensar que contribuímos para a formação moral nem que seja de apenas um jovem, afastando-o dos perigos que o rodeiam e de um futuro conturbado de delinquência e/ou droga, do que gabarmo-nos que “descobrimos” dez campeões nacionais.
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Alongamentos
Sugestão de 12 Alongamentos para executar após um treino de atletismo/running.
Exercícios de alongamento simples, de fácil execução individual/sem necessidade de auxílio de outro interveniente.
Pensado para demorar cerca de 10 minutos, para os muitos corredores que (tal como eu) não dispõem de muito tempo disponível para o treino diário, próprio para aliviar/descongestionar os músculos, tendões e articulações, após uma corridinha.
Tratam-se de alongamentos de nível básico, mas essenciais para uma boa recuperação muscular e prevenção de futuras lesões.
Futuramente irei sugerir outros exercícios ou outras combinações de exercícios, não só para atletismo mas também para boxe e ciclismo.
--------------------------------------------------------
Quanto à discussão empírica sobre relação entre execução de alongamentos e a redução de lesões, ou melhor, à não redução de lesões, sou bastante peremptório na minha opinião;
- Alongamentos antes do exercício não vai trazer grandes (ou quaisquer) vantagens a nível de rendimento e/ou prevenção de lesões, poderá sim melhorar a flexibilidade.
- Alongamentos após o exercício, descongestiona músculos, tendões e articulações, desde que feitos de forma correcta e sem excessos de extensão, melhora a flexibilidade e por aliviar/descongestionar o músculo acelera a recuperação, logo previne lesões futuras.
Se amanhã sair um estudo para além do feito pelo Dr. Stephen Thacker e seus "seguidores" que arrume de vez o assunto, ok, rendo-me aos estudos, mas jamais entregarei a taça, pois por experiência própria, a única vez (há cerca de 2-3 anos)que pensei pôr em prática essa teoria (de não alongar)...lesionei-me!
Se a única vantagem que apontam para os alongamentos é o aumento da flexibilidade, pois bem, maior flexibilidade é fundamental para evitar lesões, como por exemplo as tendinites, ocasionadas pela constante repetição de uma elevada carga de treinos e um descanso insuficiente. Só por isso, vale bem a pena!
Aliás, quem teve necessidade de receber fisioterapia por ter contraído lesões musculares sabe, qual é (na maioria das vezes) um dos tratamentos essenciais?? -Alongamentos, pois claro!
Se isso não bastasse...diria, alongamentos sim, porque sabe bem alongar no final da Dureza!
sábado, 15 de janeiro de 2011
Plano de 7 semanas para Meia-Maratona
Para 4 sessões por semana
Plano de treino para atletas que habitualmente já dão as suas corridinhas semanais (3-4x por semana).
A Frequência Cardíaca Máxima (fcm) de cada sessão é a zona alvo indicada, podendo em regra geral ser um pouco superior, no caso de atletas de nível avançado. E, ao criar uma zona alvo para Freq. Card. Média pode conter períodos/percursos com frequência cardiaca nos 90%/95%, compensados por outros de maior acalmia, justamente consoante o nível em questão.
Treino válido quer para aqueles que sempre tiveram vontade de experimentar uma Meia-Maratona mas nunca o fizeram, quer para os que já completaram uma ou mais "Meias", mas pretendem melhorar o tempo e a prestação.
Pessoalmente segui este plano após a "meia das Lampas", antes da "meia da Vasco da Gama", e, apesar dos percursos serem totalmente diferentes, "tirei" cerca de 8 min. no tempo final.
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Treino de DUREZA em ginásio
Não é para qualquer um.
Um total de cerca de 1620 calorias queimadas!
Ferro depois de um bom aquecimento geral do corpo, músculos e articulações.
Ginástica tipo "base 1 e 2" da tropa, com exercícios com barra de ferro.
Depois do "ferro" a corridinha.
A velocidade da passadeira pareceu-me distante da velocidade real, parecia ir mais rápido do que marcava no ecrã, mas prevalece o registo.
Depois 7 séries de 3 minutos de porrada no saco de boxe mais duro que por lá havia.
Perfeito...não! Azar!
Desidratei, não tive para ir bebendo água e o resultado é que no final urinei com vestígios de sangue.
Hospital!
Excesso de esforço, aliado a má hidratação e uma possível deslocação de detritos/pedra que se encontrava colada à parede ou a um vaso sanguíneo nos rins.
Isto primeira análise, agora lá para segunda ou terça análises mais profundas com médica de família.
Foi mesmo...DUREZA em excesso!!!
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Registo de Treino
Só dispunha de 1h30 (banho e mudas de roupa incluido), pelo que, optei pelo básico.
Corrida, boxe, um "cheirinho" de carga no peito (pouca carga, mais reps) e uma sauna no final.
Pouca Dureza...mas pouco tempo também.
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Recomendo e Convido todos a participar
O "Corta-Mato da Ponte do Rol", dia 29JAN2011, pelas 15H00, organizado pelo GDRC Ponterrolense, a contar para o Campeonato de Atletismo de Estrada e Corta-Mato de Torres Vedras.Calculo que seja mais do habitual, cerca de 5km em carreiro de terra e lama, o já esperado "sobe-dum-lado-desce-do-outro", subida inclinada e descida acentuada, percurso com troços e curvas atulhadas de lama, especialmente a ultima antes da meta que torna todos os atletas que em cada volta que por ali passam em verdadeiros dançarinos de patinagem artística. :)
Por outro lado, com um parque desportivo e de lazer novinho em folha e recentemente estreado, também não é de descartar uma refrescante e agradável surpresa por novos "poisos". A ver vamos...
E dia 30JAN2011, o XXII GP "Fim da Europa"
Prova mítica de 17km, para 2000 participantes, com inclinações ao estilo da meia-maratona de S. João das Lampas e com uma descida final de vários quilómetros. Dureza mesmo!
Esta é já uma das corridas para "as massas" mas com o travo a desafio e aventura, a par da "meia das Lampas".
Inscrições aqui
------------------------------
Não porque queremos ser só uns "gandas malucos" mas...porque sim!
Porque sim, somos uns grandes malucos!
Porque sim, adoramos correr!
Porque sim, gostamos da "família" do Campeonato de atletismo de Torres Vedras!
Porque sim, queremos superar a corrida do fim do mundo e dizer: -" eu estive lá, eu dei o meu melhor!"
Por estes sins e por outros que agora da memória me escapam...sim, presente!
domingo, 9 de janeiro de 2011
Plano de treino semanal 10-16JAN2011
Um, porque o meu Tiago está doente e com febres altas, o outro, porque piorei das dores no calcanhar direito.
Hoje, Domingo, planeava fazer um running/jogging lento de recuperação da prova de ontem e dos "malditos" ténis de bicos/pitons (que habitualmente massacram-me por demais os gémeos), mas não deu por esses mesmo motivos.
Esta dor incomodativa no calcanhar, ou melhor, na planta do pé abaixo do calcanhar, deve-se (suponho) a um "overtrainning" com excesso de carga/peso extra. Ultimamente (4-5 meses) tenho abusado dos treinos de corrida com pesos e nestas últimas 2 semanas tenho andado numa "espécie de caí-não caí". Pois bem, vou tentar recuperar antes que "caia" de vez com mais uma lesão.
Se ao voltar para o ginásio demonstro uma clara intenção de separar os exercícios de corrida dos exercícios de carga/força, espero agora não te-lo feito um pouco tarde demais.
Vou aproveitar o facto de muitos amigos (Cromos) me dizerem que estou magro demais ou que "mirrei"(acreditem que de magro não tenho nada), juntamente com a necessidade de descanso de uma pré-lesão. para diminuir a intensidade de treinos de corrida e aumentar no "ferro", boxe e spinning (como complemento cardio).
Após o cross de ontem o meu amigo Tavares teve oportunidade de olhar para o meu pé esquerdo e constatar que, ao contrario de muitos que dizem-se lesionados como desculpa/justificação para os maus resultados, no meu caso, quando me queixo é porque não está mesmo lá grande coisa. Por isso, estou mesmo a precisar de um "corte" na intensidade nas corridas, isto porque, como sempre disse, o meu objectivo principal não é ser um campeão de corridas, mas sim conseguir um compromisso entre a capacidade/preparação física (cardio) x físico/capacidade de impacto/combate (boxe/musculação), de forma a estar 100% apto para as exigências do meu serviço...e também, por satisfação pessoal.
Dureza!
sábado, 8 de janeiro de 2011
Cross dos Reis- Carregueira, Freg. Ventosa (Torres Vedras)
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
Plano de treino de bicicleta sobre rolos/spinning
Legenda:
» Progressão para (aumento dos bpm)
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Registo de treino 03/04JAN2011
Registo de treinos:
Segunda-Feira 03JAN2011.
*Eu sei, eu sei, os tempos são vergonhosos, mas por causa do percurso...digo eu!!
Apesar de ter trabalhado a noite inteira e dormido quase 5h tive que antecipar o programado para 3ª-Feira.
Durante o aquecimento apercebi-me que não tinha power para as típicas séries de 300m. (nem para rampas) pois faltava-me o "gás" e o descanso, pelo que, optei por efectuar séries de 1000m, não como séries normais de velocidade, mas como um período de aumento de cadência no decurso do meu habitual percurso de 13400m. Assim, em vez de fazer o percurso num passo médio, consegui fazê-lo com a junção de períodos mais rápidos, intercalados/intervalados com descanso de curto.
Assim sendo, após 4km de aquecimento, efectuei 7x 1000m. a cerca de 92% de FQM, com um descanso curto de apenas 1´. Fiz portanto um "jogo" entre distância-frequência cardíaca, uma vez que o percurso irregular não me permitia fazer as séries normais tendo em vista a velocidade-distância.
De referir que, a discrepância entre os tempos obtidos se deve justamente devido ao trajecto irregular, com subidas extensas à mistura, isto com excepção da ultima série...porque já estava queimado!! :)
Terça-Feira 04JAN2011
O treino de regresso ao ginásio, quase 6 meses depois, tem que ser com alguma calma.
O spinning foi "curto" pois o tempo não deu para mais.
No "ferro", menos carga, caso contrário daqui a 2 dias não me mexo (para quem não sabe, o efeito é retardado). Mesmo assim, não sei não...acho que abusei no peito.
Mas Dureza é isso mesmo!!!
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Plano de treino semanal 03JAN11 a 09JAN11
Tentar apertar a carteira (ainda mais) e voltar para a Dureza do "ferro" e do ginásio.
Não vou para ficar "grande", porque mesmo ao fazer musculação tento sempre não usar muita carga/peso, mas sim cumprir o numero de séries (4) e repetições (15-12). Mesmo com pouca carga fico sempre bem "bombado" ;) .
Depois, ginásio não é sinonimo de "ferro puro", há o belo do spinning (em bike própria, não aquela de "gaja" em forma de "V"), sacos de boxe (viva!!), passadeira, maquina de remo e elíptica.
Larguei o ginásio em Julho e desconheço os preços actuais, mas com os aumentos deste ano... coisa boa não me espera!!!
Ai-ai...onde é que um gajo pode "cortar" mais nos gastos?
Vamos ver...
-------------------------
Outra coisa, o cross de sábado não vai ser fácil. Puro cross/corta-mato...na dureza mesmo!
Pior mesmo é estar a semana toda a fazer o turno da noite (4 noites até Sábado), vou andar "abananado" como é habito, mas a juntar às bolhas de sangue novas que ganhei nos pés por ter comprado uns "nike" novos, os gémeos que ainda não estão a 100% e uma dor incomodativa no calcanhar também da perna direita...vai ser DUREZA mesmo!
sábado, 1 de janeiro de 2011
Cross dos Reis na Carregueira
É uma competição aberta a todos os atletas, sendo a primeira jornada do Campeonato da Primavera de Estrada e Corta-Mato do Município de Torres Vedras.
Programa-horário:
- 15h00 - Benjamins m/f (500m);
- 15h05 - Infantis m/f (1.000m);
- 15h10 - Iniciados m/f (1.500m);
- 15h20 - Juvenis e Veteranos 3/4/5/6 masc (2.500m);
- 15h35 - Prova Honra fem juv. e vet. (2.500m);
- 15h50h - Prova Honra masc jun. a vet. II(5.000m).
Contactos para inscrições e mais informações: 967 337 612, fax: 261 324 603
e-mail:
jmbf52@hotmail.com
oscarregueirenses@sapo.pt