Circuito HIIT |
Para executar no método Tabata (20 segundos de execução seguidos de 10 segundos para recuperação/tomar nova posição) ou em qualquer uma das suas variantes (pessoalmente faço 30 seg. p/ 10 seg), em 4 a 8 séries (normalmente realizo 6), com 1 a 4 minutos de recuperação/intervalo entre séries, consoante a intensidade, nível físico ou objectivo pretendido.
Normalmente faço 3 minutos de intervalo entre séries, uma vez que cumpro os 30 segundos de exercício em máxima intensidade.
Neste tipo de circuito com alguns exercícios mais técnicos é de evitar totalmente o intervalo ser de 1 minutos, ou mesmo menos de 2 minutos, pois a oxigenação insuficiente do organismo poderá dar origem a uma execução errada do exercício (e/ou má postura) e daí a contração de uma grave lesão.
Para os iniciantes/menos experientes, este circuito também é aplicável, desde que a execução dos exercícios seja em intensidade menor- leve a moderada, realizada por um período um pouco maior 50 segundos, com 10 segundos de recuperação/nova posição e 4-5 minutos entre séries, num total de 4 séries.
No final, ainda realizo 2km de passadeira, em ritmo de recuperação.
Depois, embrulha...e vai pró chuveiro!
Sem comentários:
Enviar um comentário