DUREZA

"It´s better to burn out than to fade away"

sábado, 29 de janeiro de 2011

Plano de treinos de BOXE para 8 semanas

Plano de treinos baseado na preparação física para BOXE, para 8 semanas, 4 vezes por semana.
Os exercícios variados são inicialmente exercícios:
Em corrida:
- Corrida lateral, sprints no mesmo local, "abaixamentos", saltos em elevação, corridas várias;
- "Apanhar do chão", "arranhar as nuvens", deitou-levantou, "deitou-10 extensões/flexões-levantou", rotação dos braços à frente e atrás. Procurar variar exercícios, mas sempre procurando incidir na mesma base.
Seguido de exercícios em descanso-activo:
- Aquecimento específico- Rotações do pescoço (tb o "morder-o-ar"), rotações do tronco, rotações específicas (pulsos, cotovelos, joelhos, etc...).
Incluir final com abdominais ( 5 séries de 20-30) e lombares (flexão/extensão do tronco sentido antero-posterior), podendo ser alternados entre si ou alternados com extensões/flexões de braços.

Se for treino em grupo seguia-se os jogos a dois, ("pica-miolos", "pisa-pés", etc...) e no final de toda a sequência destinada para dias de treino de boxe puro, incluir 3 a 5 séries de luvas entre os 2 atletas.
---------------------------------------------
Plano de treino para atletas experientes que habitualmente praticam apenas corrida/atletismo, mas que pretendem variar o tipo de treino e/ou tipo de preparação física.
Plano que respeita a transição, contendo inicialmente uma maior carga de corrida seguida de uma diminuição da mesma, até à conversão total em plano de preparação física à base de boxe, também ele com uma componente de corrida, essencial para essa consistência.
Plano para 4 dias de treino para 8 semanas, futuramente vou publicar para 5 dias de treino, de transição, mas também de continuidade, com base na preparação física de boxe.
Repito preparação física à base de boxe...não preparação física específica para pugilista/boxeur, que fazem jogos/combates, pois para esses a "guerra" é outra, o treino terá que incluir outros exercícios e jogos a efectuar com apoio/treinador ou com outro atleta (p/ex: as luvas, pica-miolos, pisa-pés, plastrons, etc...).
Como é sabido, a preparação física baseada/direccionada para o boxe é por excelência bastante completa, pois temos a base de corrida/cardio geral, os saltos à corda-cardio específico, exercícios gerais de reacção rápida, reforço muscular (exerc. com pesos), incidência especial no reforço da musculatura abdominal e lombar.

2 comentários:

  1. o que é 30'running/cc... 10'cc recuperação.. 7 series saco boxe?

    ResponderEliminar
  2. 30´(=30minutos) running/cc=corrida contínua
    10´(=10 minutos) cc=corrida contínua (ritmo caldo de RECUPERAÇÂO)
    7 séries (7 "vezes" 3 minutos de socos seguido de 1 minuto de descanso). Certo?

    ResponderEliminar