DUREZA

"It´s better to burn out than to fade away"

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Alongamentos

Alongamentos para depois de correr/atletismo.
Sugestão de 12 Alongamentos para executar após um treino de atletismo/running.
Exercícios de alongamento simples, de fácil execução individual/sem necessidade de auxílio de outro interveniente.
Pensado para demorar cerca de 10 minutos, para os muitos corredores que (tal como eu) não dispõem de muito tempo disponível para o treino diário, próprio para aliviar/descongestionar os músculos, tendões e articulações, após uma corridinha.
Tratam-se de alongamentos de nível básico, mas essenciais para uma boa recuperação muscular e prevenção de futuras lesões.
Futuramente irei sugerir outros exercícios ou outras combinações de exercícios, não só para atletismo mas também para boxe e ciclismo.
--------------------------------------------------------
Quanto à discussão empírica sobre relação entre execução de alongamentos e a redução de lesões, ou melhor, à não redução de lesões, sou bastante peremptório na minha opinião;
- Alongamentos antes do exercício não vai trazer grandes (ou quaisquer) vantagens a nível de rendimento e/ou prevenção de lesões, poderá sim melhorar a flexibilidade.
- Alongamentos após o exercício, descongestiona músculos, tendões e articulações, desde que feitos de forma correcta e sem excessos de extensão, melhora a flexibilidade e por aliviar/descongestionar o músculo acelera a recuperação, logo previne lesões futuras.

Se amanhã sair um estudo para além do feito pelo Dr. Stephen Thacker e seus "seguidores" que arrume de vez o assunto, ok, rendo-me aos estudos, mas jamais entregarei a taça, pois por experiência própria, a única vez (há cerca de 2-3 anos)que pensei pôr em prática essa teoria (de não alongar)...lesionei-me!
Uma coisa é certa, para os ditos corredores populares, ou seja, todos nós corredores do dia-a-dia, nunca se pôs qualquer tipo de dúvida sobre a importância e necessidade de efectuar alongamentos, basta correr, sentir, não apenas experimentar em cobaias e emitir um estudo todo pomposo. O que para mim é verde não é por ler um decreto que passa a ser amarelo.

Se a única vantagem que apontam para os alongamentos é o aumento da flexibilidade, pois bem, maior flexibilidade é fundamental para evitar lesões, como por exemplo as tendinites, ocasionadas pela constante repetição de uma elevada carga de treinos e um descanso insuficiente. Só por isso, vale bem a pena!
Aliás, quem teve necessidade de receber fisioterapia por ter contraído lesões musculares sabe, qual é (na maioria das vezes) um dos tratamentos essenciais?? -Alongamentos, pois claro!
Se isso não bastasse...diria, alongamentos sim, porque sabe bem alongar no final da Dureza!

Sem comentários:

Enviar um comentário