DUREZA

"It´s better to burn out than to fade away"

sábado, 8 de janeiro de 2011

Cross dos Reis- Carregueira, Freg. Ventosa (Torres Vedras)


Corrida de atletismo, puro "corta-mato" este "Cross dos Reis".
Duro, mesmo durinho.
Estava previsto serem 5km, tendo o percurso cerca 30% de subida, 20% descida e 50% de recta, mas com o temporal dos últimos dias ficámos reduzidos a 60% de subida e 40% de descida.
A subida de pequena inclinação, fácil até diria...até ao primeiro "cabeço", uma espécie de "muro" de terra com 2m. Depois seguiam-se cerca de 20 m. de pura lama em que os pés afundavam/soterrados à vontade um palmo, até novo "muro" de terra, este em estilo de 2 degraus (também em lama). Seguia-se cerca de 30m de lamaçal novamente, dando-se uma curva em 360º, com a lama...lindo!
Depois, novamente o percurso acima descrito mas agora a descer (uns metros ao lado), dava para tentar recuperar pois era uma descida quase "Kamikaze", não fosse a montanha de areia, também com cerca de 2m. de altura, que quebrava totalmente o ritmo de descida e recuperação.

Distância (Garmin):Prova Principal Jun, sub23,sén, vet I e II.
4 130m. 1 volta curta e 6 grandes.
Classificação Seniores:
1º Luís Francisco
2º Luís Cipriano
3º João Bernardes
Bruno Clemente
5º Rui Pinheiro
----------------------------
De referir que, Os Carregueirenses continuam com a "malapata" de não conseguir o 1º lugar de equipas, por este ou aquele motivo. Segundo lugar por equipas, pois! A poucos pontos do Ponterrolense. Desta vez não entendo muito bem como...mas ok!
De apontar a má/péssima organização da prova, sem culpa para Os Carregueirenses, pois entregaram a organização à "JMB" (se não me engano).
Apesar dos elementos da organização serem os já habituais na grande maioria das provas do Campeonato de Torres Vedras, foram constatados diversos erros, de salientar:
- Má marcação do percurso na zona mais elevada o que levou a alguns populares invadirem a pista com as suas viaturas (apesar de corrigido a tempo);
- Falta de "fitas"de demarcação do terreno e coordenação dos meios, o que levou a um atleta (por acaso da "casa") que seguia isolado no 1º lugar a seguir destino errado e assim a terminar em 5º. Isto porque bastava na ultima volta, esticar uma fita de 20m a encerrar o percurso e encaminhar os atletas para a meta.
- Aparentes enganos em uma ou duas classificações, segundo erros detectados pelos participantes.
Ouvi alguém dizer que a corrida do ano passado foi bem melhor... e (quanto a mim) foi mesmo!
Foi a primeira, organizada e controlada pelos totalmente mas dedicados amadores locais.
Sem erros...sem espinhas.
Este ano com profissionais (mesmo que em part-time)...podia ter sido melhor.
-----------------------------
Quanto à minha prova:
Cumpri os 4130m. em 18´59´´, a 4´36/km. Foi o possível...dadas as condições do piso e o percurso/trajecto irregular.
Como dos mais pesados do pelotão devo dizer que estes crosses em lamaçais não são bem o meu estilo.
Sabem bem?
- Sabem!
É DUREZA?
- É sim senhor!
O problema é que o pessoal mais pesado "afunda" ainda mais na lama, derrapa mais e quebra mais com os cabeços/muros de terra.
O meu erro foi seguir 2 voltas na cola do Luís Cipriano...estourei!
Depois fui como podia. Havia sítios em que os ténis pareciam querer ficar enterrados na lama.
Gostei da dureza da prova. Melhor que todos os crosses até agora, justamente pela Dureza, fez-me lembrar os bons tempos do exército e da tropa. :)
Fiquei muito desanimado, para além do cansaço claro, quando o Mário Santos me passou. Tentei ir atrás dele para atacar no final, mas nada...sopa, nada, já não tive gás nem sequer para o acompanhar.
Surpresa das surpresas é que desta vez que o Mário me "papou" e deu um verdadeiro "baile", acabando com cerca de 100m de avanço, já não é sénior...passou para Veterano I.
Parabéns pela vitória amigo Mário e parabéns também pela "idade" (ehehehe tas mais velho e não sabias). Um abraço!
Abraço também para o colega (de serviço e de equipa) e amigo Alexandre Tavares, com a sua primeira participação nestas andanças, com um respeitavel 6º lugar que tem um "travozinho a ouro" pois foi bastante regular ao longo do percurso, sem cair em grandes excessos iniciais e logo numa das provas mais duras e difíceis que me lembro. Ficaste à frente de pessoal já batido nestas provas. Agora é só apareceres nas próximas e evoluir.
Foi DUREZA mesmo!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário