DUREZA

"It´s better to burn out than to fade away"

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Perder Peso - pré-adolescentes

Plano de treino para 8 semanas para pré-adolescentes (11-13 anos)

Legenda: cc- Corrida contínua. Neste caso deverá ser efectuada em ritmo lento, e a um nível totalmente aeróbico. nota: nível em que a criança consegue manter uma conversação coerente (sem falta de ar);

Rolos/fixa- Bicicleta sobre rolos, fixa ou de spinning. Como motivação e tratando-se de crianças, a bicicleta poderá ser colocada em frente à TV, ou, com música em alto volume, conforme o gosto/pedido do visado. O importante é o tempo que permanece em actividade física contínua e não a intensidade.

cc em família- Corrida contínua com amigos ou familiares, mais do que pelo treino, é importante para a motivação. A criança sente a participação da família e com o tempo nota claramente a sua própria evolução. O importante não é a distância em si, mas o tempo de actividade em ambiente motivador.
Caso a criança corresponda de forma positiva ao plano completo, como foi o caso do meu filho, poderá manter e/ou alternar entre os planos para a 7ª e 8ª semana, pois mais importante do que cumprir planos de treino é ele agora sentir a necessidade de manter uma actividade física a nível diário.
-------------------------------------
O plano, à primeira vista pode parecer exagerado, mas relembro de que o que está descrito é para ser efectuado em ritmo lento e totalmente aeróbico.
A criança, deve ser motivada e incentivada a efectuar os treinos diários, com vista a interiorizar de que a actividade física vai fazer parte da sua vida, no seu dia-a-dia como comer e dormir.
Não é intenção criar atletas, mas contribuir para a sua saúde física e mental a longo prazo.
Muitos dos complexos adquiridos na adolescência, ligados à obesidade, dificilmente serão superados naturalmente.
Mesmo que não se verifique uma perda acentuada de peso, a gordura será transformada em massa muscular.
»»»»»»»»»»»»»»»»
O meu filho mais velho, tem 11 anos e pesava 68 Kg. No fim da 2ª semana pesava menos 1 kg, achei pouco, mas depois confirmei que para além disso tinha transformado outros 2kg de gordura em massa muscular- dados verificados na consulta de obesidade infantil.
De referir que as consultas de obesidade infantil, por muito bem estruturadas que se apresentem, com médico, nutricionista e psicólogo infantil, de nada servem se o maior apoio/incentivo não vier dos seus familiares...em casa, no dia-a-dia.
Mais do que proibir comer isto ou aquilo e contrariando um pouco o que a nutricionista indicou para seguir, ao "carregar"o meu filho com actividade física diária procurei recompensa-lo com pequenos mimos/doces, como prova de que queimando calorias até se pode comer de tudo.
Um gelado "callipo" de 95 calorias é facilmente "queimado" após 10min. de actividade física.
Assim sendo a equação é simples, tal como para os adultos, o numero de calorias queimadas tem que ser superior às ingeridas. Não é preciso comprimidos mágicos ou dietas malucas.
Mesmo que apenas mantenham o peso, mesmo excessivo, ao crescerem, o equilíbrio peso-altura acaba por nivelar também a equação.
Quanto a mim a chave é mesmo: motivação e incentivo. Fazê-los interiorizar que a actividade física é tão importante como comer e dormir. E isto não é válido só para gordinhos, todos devemos sair mais do sofá e...dar uma corridinha.

2 comentários:

  1. eu queria saber se o meu peso está de acordo com minha altura

    ResponderEliminar
  2. se me der os seus dados poderei ajudar, mas muito assim "por alto", que a tabela frequentemente utilizada pelos médicos,´a nível masculino normalmente refere-se a altura excedente a 1m = peso, ou seja, p/ex.º: 1,70kg = peso ideal 70kg.
    Até 15kg acima desse valor é excesso de peso, passando esse limite é considerado obsidade.
    Pessoalmente não concordo, eu próprio tenho 1,72m. e 82kg e sou tudo menos gordo, no entanto, segundo essa regra sofro de excesso de peso, mas essa regra não prevê a hipertofia/massa muscular..."corta a direito"!

    ResponderEliminar