DUREZA

"It´s better to burn out than to fade away"

domingo, 12 de dezembro de 2010

G.P. de Natal ***** Barro******


Barro, Torres Vedras.
Foi com bastante surpresa para todos que verificamos que o habitual percurso da prova do Barro tinha sido alterado.
Tida como uma das provas mais duras de corta-mato, devido às constantes subidas daquele célebre e íngreme cabeço/monte, a surpresa foi justamente quando fomos informados de que acorrida ia realizar-se numa pista em "S´s" no campo de futebol.
Acabou por não ser mau de todo, admito, mesmo apesar da lama, mas reparei que a grande maioria dos atletas refilou, porque eram voltas muito curtas (500m), ou, porque a prova era curta demais (3500m), ou, porque tinha muita lama, etc...
Mas, o mais estranho e justamente por ser mais comum entre as "queixas gerais" foi a critica ao facto de terem retirado o percurso normal, sim o da(s) subida(s) íngreme(s). Sim, o pessoal triste por não fazer o mais difícil!!!
Facilmente me apercebi o porquê de tal tristeza. É que, tal como eu, a quase maioria ou até mesmo a totalidade de atletas presente fez treino de rampas (séries/intervalado) especificamente a pensar nesta prova.
Para os seniores, sub 23, Veteranos I e II, foram 7 voltas, 3500m., em ritmo alucinante tal como pista se tratasse.
Segundo a organização, por determinação da CMTV, manter o percurso antigo implicava o pagamento de pelo menos 2 serviços remunerados/gratificados a elementos policiais para cortar o trânsito!????
Desculpem, cortar o trânsito...em caminhos de bois?
Pedir e pagar a elementos policiais para cortar o trânsito num caminho de terra-batida, de acesso a terrenos agrícolas e 2 ou 3 moradias, facilmente resolvido (como nos anos anteriores) com a colocação de 2 elementos da organização em cada extremo, é bastante caricato...leia-se ridículo!
Faltou o Nuno Sebastião (grande abraço!), pois desta vez consegui distanciar-me dos habituais rivais Bernardes e Mário Santos, mas faltou-me alguém à frente para me incentivar a puxar um pouco mais. Isto porque o Cipriano ia uns 200m mais à frente.
Foi bom ver "novos" atletas, ou melhor, pessoal extra-campeonato a participar.
Classificação Seniores:
Luís Francisco (Carregueirenses)
2º Luís Cipriano (Fonte Grada)
3º Bruno Clemente (Carregueirenses)
Classificação por equipas:
Ponterrolense
Carregueirenses
Torreense
---------------------------------------
Pessoalmente, correu-me bem. Bem melhor do que estava à espera.
Com o Mário Santos a subir de forma e o Bernardes ultimamente bem mais forte do que eu, estava mesmo à espera de ir a "levar com a lama na cara" atrás deles. No entanto, mesmo com poucas horas de sono e uma manhã de serviço em cima, senti-me menos preso e pesado do que nas ultimas corridas, permitindo-me dar um pouco de mais gás!!!
Fiz também uma boa opção em levar os "sapatos de bicos", pois com curvas de ângulos acentuados e lama à mistura, com ténis normais teria patinado bastante mesmo.
Aliás, no aquecimento (com ténis normais) senti que ao fazer as curvas de 360º os gémeos da perna direita (da recente lesão) "acusavam"uma moínha incómoda.
Não esquecer que, para pessoal mais "pesadote" como eu, as derrapagens afectam ainda mais a passada.
Para não variar, acabei a prova completamente roto, falta de ar, mesmo no limite, ainda longe do que estava antes da lesão.

Parabéns ao Luís Francisco e também ao DIOGO BARRADAS por mais um destacado e sobre tudo folgado 1º lugar.

2 comentários:

  1. Olá Bruno, obrigado pela mensagem enviada.
    Parabéns também pela sua prova e pela forma como aborda a questão do local onde ela foi efectuada, com bom senso pois nós não sabemos as dificuldades que as organizações se confrontam para organizar este tipo de provas.
    Vou adicionar o seu Blogue à minha lista de preferidos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. eh pá!
    È uma honra ter o grande PÁRA-QUE-NÂO PÀRA a comentar o meu blogue, quanto mais a coloca-lo na lista de favoritos...
    Obrigado companheiro, repito, o Sr Joaquim Adelino é um exemplo de força, coragem, vontade e determinação para todos nós.
    O seu modo de enfrentar a vida é uma luz para todos nós.
    Abraço e obrigado.

    ResponderEliminar