DUREZA

"It´s better to burn out than to fade away"

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Séries de Rampas- treino de força para Cadetes (ciclismo)

3 x 165m de altitude numa extensão de 1,7Km , com 8,5% de inclinação média (tem partes superiores a 10,2%) de escalada em bicicleta.
Após um "aquecimento" e pequenas subidas, aos 30km ataquei a subida do Varatojo (Torres Vedras), pelo convento, até ao topo extremo -Moinho (Rua do Cruzeiro)...por 3 vezes.
Subia até ao topo, apontando para os 90% da FC Limite e depois descia pelo lado de Torres Vedras, em recuperação até regressar novamente à encosta e...atacar novamente.
Foram 3 séries de subida muito ingreme, partes a 10,5% e mais de inclinação, que permitiam uma recuperação incompleta, seguidas de um novo pico superior a 90% da FC Limite.
Aliás as séries de força em ciclismo são importantíssimas.

Para mim, veterano e fora das competições, atingir os 90%-93% da FC Limite é más do que suficiente, do que o necessário, mas para cadetes e juniores, que procuram o máximo rendimento, têm que elevar a fasquia. Trabalhar aos 95%-100%  (Isto porque incitar a valores superiores, apenas e só com acompanhamento médico e em alto rendimento).

Tal como o fiz na semana passada, recomendo este tio de treino de força para ciclistas do escalão de "cadetes". A realizar apenas uma vez por semana e fora das semanas em que há competição.
 Para os veteranos eu sei que é difícil ter a motivação necessária para este tipo de treino, é bem mais fácil rolar e escolher o percurso e as subidas que vamos realizar num treino, mas este tipo de sessão é chamado o "trabalho especifico", as ditas "séries"/intervalado que permitem uma maior e mais rápida evolução.
Treinar subidas...para subir melhor, pois claro!
No final 10-15 Km de descompressão.

O meu treino, resumiu-se "no papel" a isto;


No "Strava", é bem mais impressionante, vemos 3 picos enormes de elevação súbita, dos 0 aos 165 m., mais ao estilo do trail do que de ciclismo. Continuo a achar que o ganho de elevação é algo estranho visto a "cru", em treinos que mal noto as subidas surge um acumulado maior, deve ser pela extensão, mas o verdadeiro ganho vê-se em ganho de elevação versus distância. Há treinos de 80 km que fiz subidas nada massacrantes que no final apresenta um acumulado superior a estes "cabeços do inferno". Esta subida do Varatojo então...é massacrante, com a parte mais inclinada em paralelo. E depois de cruzar a estrada principal, ao virar à direita para o topo do varatojo...uma nova parede.
Foi Dureza!

Sem comentários:

Enviar um comentário