DUREZA

"It´s better to burn out than to fade away"

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Registo de treino- 21ABR15

Treino de força para ciclismo.
Treino para Ciclistas da Classe de Cadetes e "veteranos" (como eu).
Em que consiste? Séries de rampas, subidas ingremes e extensas (>1km).
Há quem sugira apenas rampas ingremes e curtas, mas esse é um trabalho de força explosiva, eu refiro-me ao trabalho de força-resistência!
Todos os tipos de força deverão ser trabalhados.

Em analogia com o atletismo em que temos as clássicas 5 séries de 1 km para interiorizar o ritmo de corrida para provas de 10 a 21km (MM), no ciclismo, para interiorizar o ritmo de escalada de subida, recomendo essas mesmas 5 séries de uma subida com cerca de 1km.
A força explosiva em rampas curtas também deve ser realizada, mas é distinta da força -resistência. Há a possibilidade de realizar ambas numa sessão de treino, realizando as mais curtas no início do treino e só depois a resistência, sendo isso o recomendável, mas nos escalões de cadetes ainda devemos ter cuidado com a carga nos treinos.
Os Juvenis já podem e devem ter um cheirinho deste tipo de treinos, mas com a carga e intensidade adaptada, sendo recomendável apenas as rampas mais curtas.

Em que consistiu o meu treino
Foram apenas 56km no total, onde após os 10Km iniciais realizei uma super-subida (Varatojo pelo convento) com 167 metros de elevação e 1,7km de extensão com a média de 8,5 % (mas com partes a 10,2%). Passados alguns km (cerca de 15km), realizei 5 séries/subidas (Maceira para Ribamar), com cerca de 100m de elevação e 1,6km de extensão e com a média de inclinação de 5,4% (mas com 600m a 8,7%).
O total acumulado foi de 977m., o que acho pouco tendo em conta os registos anteriores, pois num outro treino, com bem menos subidas e menos ingremes, registei cerca de 850 m. de acumulado.
Pelas contas, foram 9 Km de subida, isto sem contar com outras de menor relevo como a subida de Torres Vedras (p/ Perna de Pau) até a variante (4,7km), Ladeira da Mina (Maceira) (1,4km), etc...

No "papel", pela velocidade média...não impressiona nada, pois claro!
Mas só eu sei o "empeno" que levei.

 
 
 
Estive 3 semanas sem andar de bike e isso nota-se logo, mesmo a rolar.

Posso ter feito corridinhas a pé e afins, mas não é a mesma coisa, nada aliás!
Mas estava a precisar de um treininho de força de ciclismo, pois já reparei que a rolar consigo evoluir em meia dúzia de treinos. A subir..."tá quieto abelha", os músculos também pesam! E de que maneira.

Buga!

Sem comentários:

Enviar um comentário