DUREZA

"It´s better to burn out than to fade away"

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Treino de DUREZA II





Preparação física geral.

Treino típico de Boxe.


Resumindo o que descrevi, aqui fica a tabela.

Isto não é o que eu faço, mas sim o que deveria fazer ou o que aconselho que alguém que se inicia na "dureza" a fazer.
A corrida referida deverá ser efectuada com pesos entre as 500 gr. e os 1,5Kg (máximos dos máximos), pois mais que isso o risco de lesões aumenta de forma drástica.
Com a carga máxima a corrida lenta a 65%- 70% da FCM deverá ser privilegiada.
Os alongamentos deverão ser direccionados para compensar o esforço exercido sobre os (grandes) dorsais, adutores, trapézios, déltoides e os "habituais" da corrida( gêmeos, biceps femurais, solear), nos braços os biceps e os triceps.
A "sombra" (tipico movimento de braços de socos no vazio/contra a própria ombra ou espelho), neste treino é substituída por movimentos semelhantes durante a corrida, pois o transporte de pesos em corrida com os braçoes estáticos cria bastante desconforto. Deverão ser efectuados movimentos, desde o simples movimento natural de acompanhamento da passada aos ditos "socos no ar".
Pessoalmente ando sempre "em altas", ou seja com a frquência cardiaca entre os 75%-90%, simplesmente porque sou "toni", detesto ir a dormir...
Os picos de saco de boxe também rondo os 85%-90% fcm.

1 comentário:

  1. Pessoalmente nunca usei pesos na corrida, mas não me esqueço de ter visto, por volta de 1991 ou 1992, o Dieter Baummnan a treinar nas Açoteias com uma espécie de pulsos com barras quer nos tornozelos quer nos braços. Aquela porcaria parecia pesada, de tal maneira que a corrida dele era lenta, dando aquela sensação de astronauta em câmara lenta...

    A verdade é que o tipo em 92 foi campeão olímpico dos 5000m, e de lá para cá mais nenhum branco chegou ao lugar mais alto do pódio.

    ResponderEliminar