DUREZA

"It´s better to burn out than to fade away"

domingo, 17 de outubro de 2010

Corrida do Bicentenário das Linhas de Torres



Bem...já está.
Distância: 15000m.
Tempo: 1h01´55´´
Classificação Geral: 40º
Classificação M2039: 20º
Class. P/ Equipa "Os Carregueirenses":

Tendo em conta o trajecto, esperava acabar o percurso entre a 01h05-01h06, superei-me.
No entanto, fico espantado com o resultado obtido, mas com a noção de que afinal até poderia ter sido melhor, sobre tudo tendo em conta a parte final do trajecto, descida dos Cucos e afins, contava impôr um final bastante forte/intenso. Afinal esta parte do percurso foi justamente a minha perdição.
Juntamente com o colega João Bernardes, fui sempre na cola do Luís Rebelo (Toledo), o qual impunha um ritmo forte mas ... sofrível :) .
Passamos os 10 Km com cerca de 36 min.
Acompanhei-os até à ultima subida (penso que a de Matacães) onde descolei mas consegui manter-me a uma distância de 20/30 metros deles. Pensava eu que na descida dos Cucos ia recuperar e até eventualmente passa-los. Pois...
Foi justamente com o início da descida que senti os ténis a roer-me os calcanhares, principalmente o do pé esquerdo.
Já previa que iria sofrer um pouco, no ultimo treino acabei já bastante massacrado, pelo que antes do início desta prova coloquei um penso higiénico como protecção dos calcanhares, mas não chegou. Talvez devido à inclinação das descidas e das peugas já molhadas, cada passada era como uma dentada de um pittbull.
Os ultimos 3 km foram um martírio, não sofri de cansaço mas de dor. Aquela dor que assalta o corpo e a alma. Só pensava na meta e em chegar ao fim.
- "Controlar a respiração,uf,uf, a dor envolvente, o Bernardes e o Rebelo a afastarem-se, uf,uf, alguém por perto para me passar...?".
Meta, finalmente! Fiquei a cerca de 30´´ dos meus companheiros, mas mal cruzei a meta, só consegui dar mais 2 passos. Depois...bem, depois começou o verdadeiro martírio. Aí apercebi-me do estado em que estava o meu calcanhar esquerdo, sangrava, em carne viva. Um espectáculo!!!

Dureza, dureza foi mesmo ter chegado ao fim neste estado. Quanto mais dura for uma prova maior é o valor do resultado.
Fico com esta prova gravada na memória, não porque não fiz mau tempo nem resultado, não porque poderia ter feito melhor, mas porque...agueitei, para além de dores e sofrimentos.
Mas que opções também eu teria?
Podia ter ficado em casa, no bem bom dos lençóis e a ver a prova na TV.
Poderia?
Sim, mas não era a mesma coisa!
Parabéns a todos os colegas e camaradas que participaram nesta corrida.
DUREZA

Uma última palavra de parabéns para o puto fenómeno que tenho a honra de treinar, Diogo Barradas, 2º lugar de Benjamins, com direito a medalhão recebido no pódio e um abraço do grande Francis Obikwelu.
Parabéns também ao Luís Francisco pelo seu 4º lugar da geral dos 15000m.

1 comentário:

  1. Sei que estou a comentar a minha própria mensagem, mas não podia deixar de referir que fazer 4´13´´/km, não é mau...
    É mesmo mt bom e deixa no ar a esperança de conseguir baixar a 1h30 da meia na Nazaré.
    Com o mesmo ritmo terminaria com cerca de 1h27´30´´. Uuuui tão bom!

    ResponderEliminar