DUREZA

"It´s better to burn out than to fade away"

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Treino de Dureza I


Mesmo como ex-aluno da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), apesar de não ter terminado o curso (está para breve) e de possuir "algum" conhecimento a nível de saúde e desporto, há certos vícios difíceis de largar.

Falo da mania de correr com pesos. Apanhei-a no boxe, apesar de (já mesmo naquela altura) saber que tal tipo de actividade não me traria grandes benefícios, pelo contrário, estaria mais atrito a lesões, como mais tarde viria a acontecer.

No entanto, a sensação aliada a esse tipo de treino, quanto a mim, é notória.

É pah...e tal...

Sim, leigos, experientes, "populares"(detesto esta expressão) e licenciados dirão que correr com pesos é um erro grave, extremamente prejudicial para a saúde, tendões, coluna, etc...

Mas mais uma vez o conhecimento empírico esquece que cada indivíduo é um caso diferente, e no desporto a diferença ainda é maior, pois varia de diversos factores, desde genética, alimentação, descanso, experiência de vida, tipo e intensidades de treino, etc, etc...

O que para a maioria será uma morte certa, para outros poderá ser um forte estímulo ou um verdadeiro "passeio pelo parque".

Certo é que hoje em dia vemos companheiros a fazer maratonas, ultra-maratonas e afins, o que vai contra todos os conselhos médicos. Mas o desafio e o desejo pessoal de os superar faz com que tudo se torne ainda mais apetecivel.

Confesso, não sou o atleta mais rápido nos 10 km, nem na meia -maratona, nem na maratona, nem serei o melhor pugilista de "Lisboa e arredores", nem o melhor ciclista ou o gajo mais "bombado"(leia-se musculado porque de bomba não entra aqui nada!) do oeste, mas dificilmente encontrarão alguém ao meu nível com as características conjuntas nesses desportos, disso estou certo.

Dou sempre o máximo em todas as competições, porque assim, certamente, seja eu o 1º ou o 1001º estou sempre descansado, livre dos habituais pesos de consciência do "poderia ter feito melhor".

Sim, dando sempre o máximo, seja qual for o resultado será sempre bem mais fácil de aceitar e digerir, simplesmente porque não havia mais para dar.

A minha competição é acima de tudo é comigo mesmo.

Não me interessa muito os tempos feitos na meia-maratona, para competir com o "Zé", com o "Toni" ou o "Manel", mas só e apenas, para que na próxima eu próprio supere o tempo anterior.

Ah...isto de meia-maratonas com S. João das Lampas à parte...essa sim é para homens!!!

É raro ver lá os habituais "herois das meias de Lisboa"...tá quieto abelha...custa bem mais!!!

De atleta (corrida estrada e corta-mato) tenho pouco, talvez só mesmo a vontade, sou demasiado musculado/pesado para ser um verdadeiro "etíope", uma gazela da estrada, mas se o fosse como poderia fazer "umas luvas" e/ou treinos intensos de boxe???

Como é que profissionalmente ia enfrentar os pretos "grandes" da noite?

Por isso tento sempre ser o mais completo possivel, variando os treinos e as cargas.

Bom, divaguei demais. Falei de tudo menos do registo que pretendia fazer.


Aqui fica, treino de Dureza (este é um dos meus preferidos):


- Corrida com pesos (variando pesos entre 500gr. e 1,5kg em cada mão) : 8 a 10 Km (40-50 min. de corrida) lentos e maioritariamente em nível aeróbico-alto (65%-75% de fcm).

- Alongamentos diversos (10 min.)- importante, mesmo!!!

- Séries de saco de boxe: 5 a 7 séries (cada série 3 min. c/ 30 seg. descanso/intervalo) -15-20 min. de treino c/ intervalos.

- Final:- Recuperação, alongamentos e abdominais (min. 1 série de 60).


Com isto temos um treino que ronda os 60-70 min. acumulado de esforço físico.

Quando tenho só 1h para treinar faço apenas 40min corrida e as 7 séries de saco de boxe, com uns alongamentos já meio a fugir...para o banho quente. ;)

Mas se num dia corto nos alongamentos, no outro procuro compensar.

Críticas? Aceito, já ouvi muitas, mas repito, os treinos que vou mencionar neste Blogue é apenas e só o que resulta comigo e tudo aquilo que me dá prazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário