DUREZA

"It´s better to burn out than to fade away"

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Registo de treino - 26OUT14

Corridinha (16,8km) com pesos (2 x 1,5kg) nas mãos + reforço muscular (peito + bíceps);


 Mais uma semana/microciclo para esquecer!
Com 2 treinos cumpridos em vez dos 4 planeados...é uma treta, ainda mais se pensar que esta semana tenho o trail de Torres Vedras. A sorte é que é de apenas 16km...

Com o horário profissional a carregar-me, deixando-me sem grande tempo disponível, agora com o curso de treinadores de atletismo a ocupar-me as 6ªs feiras, sábado e domingo, até ao Natal...ainda pior.
Mas é por uma boa causa. Ganhar conhecimentos e competências para ensinar os jovens e incentivar a prática do atletismo na zona oeste.
Cheguei à conclusão que competências para preparação física já eu tinha e tenho para dar e vender, mas faltava-me esta formação específica.

Esta semana foi mesmo pura manutenção...ou menos que isso.
Melhores dias virão.

Buga!

3 comentários:

  1. Boa noite:
    Antes de mais, descobri este blog por acaso e agora não estou um único dia sem o consultar. Faço corrida/trail á relativamente pouco tempo, mas com a leitura do seu blog, fiz o meus primeiros 21kms esta 6ªfeira. Desde já, obrigado pelo seu trabalho no blog. Gostaria e sem me alongar muito, se lhe era possível, publicar um artigo sobre a parte anaeróbica no final das corridas/treinos, que você fala no final dos seus treinos, sobre o peso que carrega consigo e se temos que frequentar um ginásio para esse efeito. Peço desculpa pela extensão do meu comentário, mas queria minimizar a perda de massa muscular. Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde:
    Não sei se um outro comentário meu chegou até si, mas não me incómodo de repetir que você é um exemplo a seguir. Tenho umas dúvidas sobre treino anaeróbico. Treina em casa ou em ginásio e como minimizar a perda de massa muscular com a corrida? Quantas vezes devo faze-lo e quando? Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Ora boas, obrigado pelo apoio e parabéns pelos 21km.
    Fiquei sem saber o que pretende saber sobre a componente anaeróbica dos treinos e sobre os pesos que carrego. Actualmente não estou a frequentar nenhum ginásio, pois com um treino funcional e meia dúzia de pesos podemos conseguir bons resultados. Não a nível de hipertrofia (ficar bombado) mas sim a nível cardiovascular, definição física/muscular e preparação física. Sim, pois volume não significa qualidade.
    Para minimizar a perda de massa muscular (sim não se pode ter tudo), tomo apenas proteína, sem stresses e sem obrigações, ou seja, não sou como o pessoal que sente a obrigação de tomar 3 batidos por dia, mais x gr disto e 200gr daquilo. Como e bebo DE TUDO!
    De facto não é fácil conseguir um bom desempenho de corrida e manter o corpo "bombado" no seu máximo possível (sem "bomba"). Há que procurar um compromisso entre desempenho e "aparência"/desenvolvimento muscular.
    Eu próprio tenho muitas oscilações de peso e volume. Basta aumentar os km totais percorridos numa semana par ficar mais seco ou cortar na corrida e realizar mais "ferro"/musculação para ficar "bombado".
    O segredo, quanto a mim, é justamente apostar na variedade e alternância de desportos/estímulos, pois o corpo em 3 semanas habitua-se a o mesmo tipo de estimulo, diminuindo ou até deixando de haver a "SUPRACOMPENSAÇÂO" que é o fenómeno de evolução do atleta após a recuperação de um treino/agressão/estímulo intenso.
    Bem, isto só por sí já seria um longo tema de conversa.
    Qualquer dúvida não hesite em contactar-me através do mail bruno_clemente@iol.pt ou no facebook, através do meu perfil com esse e-mail. abraço e disponha

    ResponderEliminar