DUREZA

"It´s better to burn out than to fade away"

sábado, 12 de fevereiro de 2011

O segredo: Treinos de Recuperação.

Hora de Revelar...O SEGREDO:
- Pois bem, muitas e muitas...mas muitas vezes mesmo, amigos, colegas e companheiros de corrida têm-me dito que não acham normal a intensidade das minhas "cargas" físicas e/ou volume de treinos intensos. Pois bem,  de facto...não o é.
E apenas acho que devo revelar "o segredo" (claro que deve ser lido em tom de brincadeira) de uma super-resistência, porque me vi confrontado com um amigo de longa data, ex-ciclista profissional, que me disse que (na sua opinião) alguns leitores poderão achar-me um "trambolho" de inteligência diminuída, sobre tudo para alguém com alguma formação académica nesta área, justamente devido à exagerada carga física à qual me (auto) sujeito.
A única maneira de conseguir cumprir treinos intensos, mesmo sendo de áreas distintas (atletismo, ciclismo, boxe, etc...) sem entrar em overtreinning  e uma consequente quebra física é... treinos de recuperação!!
Este tipo de treino, após um dia de intensa de actividade física (séries, etc...), vai permitir a recuperação muscular (e em especial o coração) e criar uma base fundamental para uma boa ou melhor forma física.
São treinos algo monótonos, em que a actividade física (normalmente corrida contínua) pode ir dos 55% da fcm até ao máximo de cerca de 70% da fcm, sem stresses e/ou preocupações, daí nunca ter achado necessário menciona-los anteriormente...sendo este o blogue DUREZA!
A recuperação não será DUREZA, será um Pós-DUREZA, mas essencial para a continuidade da mesma, sem corrermos o risco de um dia...puf! Berrou! A máquina avaria.
Segredo...não o será como é óbvio, não me tomem é por URSO!  :)

Já que falei nestes Treinos de Recuperação fica o compromisso de que brevemente vou dar 2 ou 3 exemplos simples de modelos de TR´s como sugestão a seguir.
Recuperação...a bem da DUREZA!
Obrigado Bruno Pereira...grande abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário