DUREZA

"It´s better to burn out than to fade away"

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Dia de Cross...em pleno temporal

Dia de Corta-Mato...Cross dos Moinhos na " ´nha terra"...Silveira.
Dia de prova...dia de treino!
Como não tenho treinado atletismo/corrida, com excepção aos treinos (e muito poucos) de preparação física em corrida com pesos, fui sem ambições...e sem stresses.
 Realizei a minha bela provinha como Veterano 2, sendo o escalão mais concorrido, sempre a dar gás. A prova disso foram os 93% da FC Max. com que realizei a prova.
Percurso durinho e puro corta-mato, piso totalmente irregular, pior que qualquer trail.
Fiz a minha provinha, no ritmo que lá ia sendo possível.


No final, como os cerca de 3200m. souberam a pouco (como treino), optei por participar na prova de Juniores e Seniores, com cerca de 4800m.
Fiz uma recuperação activa durante os cerca de 15´que durou a prova feminina e lá fui eu.
Com a autorização da  organização, alinhei na partida.
Nesta prova tentei controlar um pouco mais a respiração e o ritmo cardíaco, ficando-me pelos 91% da FC Max..
Escolhi 2 juniores que iam no ritmo que eu desejava e lá fui com eles até ao final (não cruzei a meta).

Valeu pelo treino.
O GPS do Polar não funcionou, o temporal atrasou a captação do sinal, pois só me lembrei de o ligar mesmo à partida de cada uma das provas.
Mas mesmo assim, tirando algum excesso ao comprimento anunciado da pista (800 m.), no GPS dum amigo os 3200 deram 2700 m., logo os 4800 seriam cerca de 4100m., quer dizer que fiz cerca de 7 km em "red line", em corrida de puro corta-mato...a lavrar terreno.
Sem treinos, pois nos últimos meses tem sido só e apenas ciclismo.

Foi dos crosses com melhor percurso em que participei. Aquela passagem em trilho irregular pelo pinhal/eucaliptal foi única.
Gostei.

Uga!

2 comentários:

  1. Boa tarde Bruno,

    Tenho 28 anos, meço 1.56 e peso 64kgs. Inscrevi-me num ginásio recentemente para perder peso e chegar ao meu peso ideal que serão os 53kgs. Foi-me feito um plano para perder peso no ginásio, mas ultimamente tenho "assistido" às aulas de crossfit de alguns amigos e estou a ganhar interesse pela modalidade. Acha que se me inscrevesse duas vezes por semana nas aulas (não tenho horário compatível para mais) poderia ter bons resultados ou, pelo contrário, me poderia prejudicar de alguma forma? obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Prejudicar...não acredito, mas apenas 2 sessões/treinos por semana, é um pouco parco para o resultado. Costumo defender que no mínimo 3 treinos por semana para manter a forma física, no mínimo 4 treinos por semana para evoluir...mas um ou dois é melhor que nada.
    Para perder peso só com duas sessões- seja do que for- tens que "fechar a boca" (dietas). Pessoalmente sou anti dietas, pelo que...há que castigar o corpo.
    A formula é simples-queimar mais calorias do que as que ingeres.
    O crossfit é óptimo, tal como muitas outras opções, mas 2x é mesmo pouco...mas melhor que nada.
    Se tiveres oportunidade de correr mais 2 ou 3 x por semana e complementares com esses 2 dias de crossfit...aí sim, excelente!
    Espero ter ajudado. Se precisares de algo diz ou manda msg pelo facebook.

    ResponderEliminar