DUREZA

"It´s better to burn out than to fade away"

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Hematúria de esforço no desporto

Hematúria de Esforço

» Hematúria é o nome que se dá a presença de sangue na urina.

» "A hematúria pode aparecer após esforço físico intenso e costuma não ter nenhum significado clínico. O sangramento em jovens, sem outros sintomas ou sinais associados e sem alteração da creatinina, também costumam ser benignos e devem ser apenas acompanhados periodicamente, assim como hematúria transitória. "- Dr. Pedro Pinheiro.

Segundo o Dr. Rodolfo F. Forster"Como é do conhecimento geral, o exercício físico é de grande valor na profilaxia das doenças coronárias, respiratórias, vasculares e cerebrais, na redução do peso corporal, no controle da diabete entre outras.
Entretanto, com a difusão do conceito de que “correr faz bem a saúde”, um grande número de pessoas iniciam exercícios físicos sem o conhecimento mínimo das possíveis complicações que poderão advir da falta de moderação nos exercícios.
Dentro dessas complicações, estão as do sistema genito-urinário: hematúria (sangue na urina), hemoglobinúria e miohemoglobinúria (urina de cor acastanhada), orquites e epididimites (inflamação dos testículos), torção do testículo em jovens, rotura do testículo e incontinência urinária de stress (perda de urina aos esforços físicos).


Hematuria – O sangue na urina pode aparecer por litiase (pedra) preexistente no rim, bacinete ou uréter que traumatiza o urotélio normal, durante o exercício físico, produzindo sangramento que será eliminado com a urina.
Outra causa da hematúria é chamado traumatismo de bexiga em corredores de longa distância ou "hematúria dos 10.000 metros"


Foi observado sangue na urina de jovens envolvidos em exercícios físicos pesados nos serviços das forças armadas de Inglaterra.
"Em oito de dezoito pacientes sem lesões do sistema urinário superior (rim e uréter) foram identificados contusões de bexiga em cistoscopias após os exercícios. Os pacientes eram invariavelmente corredores de 10.000 metros (ou mais) e hematúria, sem dor, foi uma ocorrência ocasional e verificada na primeira micção após a corrida. Em todos os casos, apesar da hematúria ser profusa e com pequenos coágulos, a urina se tornou clara após 24 horas de repouso, porque a lesão é superficial e regride espontaneamente.
Os exames cistoscópicos demonstraram contusões localizadas na parede da bexiga com perda de urotélio durante as 48 horas após o evento. As lesões eram mais acentuadas na parede supero-posterior da bexiga e desapareceram rapidamente.
Essas lesões parecem ser causadas por repetidos impactos da flácida parede da bexiga contra a base vesical, de estrutura relativamente fixa e muito mais espessa. A força de uma crescente pressão infra-abdominal, pelo exercício físico, força a parece posterior da bexiga contra a base (chamada trigono vesical) provocando o traumatismo.Quando a hematúria não ocorre, há presumivelmente urina suficiente dentro da bexiga para agir como bolsa/protecção hidrostática que impede o traumatismo.
Para evitar esta ocorrência seria necessário beber líquidos antes da corrida ou omitir esvaziar a bexiga totalmente neste período, porém, nenhuma destas medidas é facilmente aceite por atletas dedicados."

Sem comentários:

Enviar um comentário