sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Plano de treino de 5 semanas- preparação para tropa/serviço militar
O Valdemar dá as suas corridinhas habituais, 3 vezes por semana, mas pretende algo mais específico e direccionado para a futura recruta.
Como ex-instrutor/comandante de pelotão, posso desde logo dizer que, seja para a recruta "normal/básica", seja para tropas especiais, o mais importante é a resistência.
Resistência em corrida, agilidade aliada à resistência, resistência na velocidade, etc ...
O principal é ter "caixa" para ter uma boa base. A corrida assume portanto o papel principal para adquirir a condição física necessária, para que sirva de base para outros voos.
Na tropa, seja ela qual for, ainda há muito a noção de que o massacre físico é a melhor preparação física. Nada mais errado. As GAM´s (Ginástica de Aplicação Militar) e as "Marcores" (marcha-corrida) com transporte de grandes cargas (armas, barras de peso, troncos, mochilas, etc...) pode ser Dureza da pura, mas representa um esforço anormal para a coluna, músculos, tendões e/ou articulações.
Com uma boa base de corrida todos os exercícios de aplicação militar são facilmente superados.
Após cada treino de corrida deverão ser efectuados sempre alongamentos, barras, abdominais e "flexões"/extensões de braços, mas não de forma tão intensiva como em *b).
Resta a preocupação do componente da ginástica/agilidade, pelo que, recomendo a prática de treino em circuitos de manutenção com a maior variedade de exercícios possíveis.
Os futuros recrutas deverão também treinar a prática de cambalhotas e enrolamentos, escalamento de muros e saltos em extensão (tipo vala) e elevação (muro com 1m.), pelo menos uma vez por semana.
Recomendo também que se habitue a efectuar o mínimo de 10 "flexões"/extensões de braços por hora. Ou seja, de hora-em-hora o visado "enche 10" no solo, pois acreditem...vai acontecer muitas vezes, MESMO!
Normalmente os instrutores pedem logo "30" de cada vez.
Fica aqui então amigo Valdemar o plano de 5 semanas de preparação para a tropa.
Abraço e boa sorte!
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Plano de Treinos Semanal 27DEZ2010-02JAN2011
Sinto as pernas ainda massacradas, especialmente e ainda os gémeos da perna direita, pelo que, eventualmente poderei trocar o treino de amanhã pelo spinning/bicicleta sobre rolos de sexta-feira.
Uuuga!
Registo de treino 27DEZ2010
Registo de treino 26DEZ2010
Componente de corrida já em "resistência", por se tratar de uma distância bem superior ao normal para o aquecimento/manutenção do boxe. O normal é entre 4-6km (30´).
Com 2 pesos de 0,5kg para aumentar a carga sobre a estrutura muscular e articulações em geral, sem sobrecarregar (demais) as costas.
Para compensar a corrida com pesos, a qual foi feita num ritmo já elevado (a roçar os 90% da FCM) seguiu-se um período de alongamentos/recuperação, para depois voltar à carga.
Porrada no saco!!! 5 séries de 3´ com 30´´ de descanso entre séries, o que faz um total de 15´de actividade sobre o saco.
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Treino do dia 23DEZ2010
O plano de treino semanal programado que desejava cumprir...já era!
Uma noite extra de serviço, festas e compras, putos em casa, resultado, não deu nem vai dar para cumprir. Resta-me ao menos tentar fazer o mínimo de 3 treinos esta semana, para não cair muito de "forma" e não andar "stressado" com excesso de adrenalina, pois, porque quando não treino ninguém me atura!!!
Mas, por outro lado, que se lixe...é "natali"!
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
treino do dia - 21DEZ2010
Com o temporal e a "molha" que apanhei em cima, não me foi possivel fazer o segmento de saco de boxe que estava previsto para hoje. Tinha programado 10km de corrida seguido da componente de boxe, mas a meio do circuito já completamente encharcado, optei por frazer mais uns kilometros, pois ao "fazer saco" nessas condições ia arrefecer muito e "patinar" no chão molhado ainda mais.
As pulsações foram um pouco acima do normal neste circuito e com esta carga de pesos, mas atribuo esse facto ao vento e à chuva...bem como as 5h de sono pós turno da noite.
DUREZA!!!!
Plano de treino semanal (20-26DEZ2010)
Tenho também que ter em conta a sobrecarga/pontadas no solear/gémeos da perna direita que tenho sentido, para decidir entre um treino de corrida ou um de bike.
Alguns amigos e companheiros têm-me questionado:
- Como tens tempo e/ou "vida" para conseguir cumprir tantos dias de treino?
Pois bem, com 3 filhos, a trabalhar por turnos num serviço já de si complicado e a morar a 60 km do local de trabalho...não é fácil.
Os turnos até ajudam a ter um tempinho (manhã ou tarde) livre dentro do período que é considerado um horário normal de trabalho(09h-17h), tipo, se entro às 16H, tenho até essa hora para treinar, sem roubar tempo à família.
Mas muitas são as vezes que pelas 22h/23h, com os putos já na cama, visto o "belo" colete reflector por cima do equipamento e lá vou eu correr.
O spinning, por ser uma actividade "indoors", pode ser feito a qualquer hora do dia (pobres vizinhos), basta colocar um simples colchão de ginástica por baixo dos rolos ou da bike de spinning, para absorver as vibrações.
Basta ter alguma força de vontade e um enorme prazer pela pratica desportiva para se conseguir encaixar uma horinha de treino algures nas 24h do dia.
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Dica
Pesos superiores deverão ser utilizados apenas para fazer "sombra" e/ou afins.
Este tipo de treino de força deverá ser efectuado uma vez por semana e em corrida de ritmo lento, acima dos 5´/km e com movimento periódico de braços, para descongestionar articulações, tendões e músculos.
domingo, 19 de dezembro de 2010
Treino do dia 19DEZ2010
14 km com 2 pesos de 1,5kg (nas mãos), a 5 min./km, seguido de 5 séries de 3 min. de PORRADA no saco de boxe. ;)
Mau foi ainda ter sentido o solear (zona entre gémeos e tendão de Aquiles) dorido no final, acho que vou andar mais um tempinho a meio-gás e/ou fazer mais bicicleta.
UGA!
sábado, 18 de dezembro de 2010
Descanso forçado.
Acho que o cansaço muscular ainda se deve ao facto de ter corrido com sapatos de bicos no GP do Natal. Como não fiz treinos de adaptação e a prova foi em ritmo puxadote, ainda com uma lesão recém-curada ao nivel dos gémeos, é bem provável que tenha entrado em sobre-carga.
Assim sendo descansei Quinta, Sexta e hoje (Sábado).
Amanhã Volto à carga.
Para mim, estar 3 dias sem treinar é algo atrofiante.
Estou que não posso...
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Treino do Dia 15DEZ2010
O percurso que é normalmente percorrido em 47´(sem pesos ou c/ os de 0,5kg), hoje fui bem mais lento propositadamente.
Corrida em ritmo calmo, a pulsação foi um pouco comandada pelo percurso (com várias subidas e descidas), mas sobre tudo pelo esforço exercido sobre os pesos, que hoje pareciam pesar mais. :)
Foi dureza mesmo, senti os gémeos um pouco cansados e doridos no final, amanhã devo alterar plano para dar algum descanso às pernas.
Gosto deste treino porque é dureza mesmo, não só pela distância exceder o normal de aquecimento/preparação para boxe, mas porque faço-o em trajecto irregular, junto a falésias/mar
e com os pesos de limite máximo (1,5Kg). Isto porque pesos acima, de 2kg para cima, só mesmo para fazer "sombra"/espelhos.
DUREZA!!!
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
treino do dia 14DEZ2010
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Plano de treino semanal 13-19DEZ2010
Esta semana mais dedicada ao dito "normal" para pugilista.
Ok, ok, uma espécie de "Tyson meets Bolt"...um pugilista-corredor ;) .
domingo, 12 de dezembro de 2010
G.P. de Natal ***** Barro******
Foi com bastante surpresa para todos que verificamos que o habitual percurso da prova do Barro tinha sido alterado.
Tida como uma das provas mais duras de corta-mato, devido às constantes subidas daquele célebre e íngreme cabeço/monte, a surpresa foi justamente quando fomos informados de que acorrida ia realizar-se numa pista em "S´s" no campo de futebol.
Acabou por não ser mau de todo, admito, mesmo apesar da lama, mas reparei que a grande maioria dos atletas refilou, porque eram voltas muito curtas (500m), ou, porque a prova era curta demais (3500m), ou, porque tinha muita lama, etc...
Mas, o mais estranho e justamente por ser mais comum entre as "queixas gerais" foi a critica ao facto de terem retirado o percurso normal, sim o da(s) subida(s) íngreme(s). Sim, o pessoal triste por não fazer o mais difícil!!!
Facilmente me apercebi o porquê de tal tristeza. É que, tal como eu, a quase maioria ou até mesmo a totalidade de atletas presente fez treino de rampas (séries/intervalado) especificamente a pensar nesta prova.
Para os seniores, sub 23, Veteranos I e II, foram 7 voltas, 3500m., em ritmo alucinante tal como pista se tratasse.
Faltou o Nuno Sebastião (grande abraço!), pois desta vez consegui distanciar-me dos habituais rivais Bernardes e Mário Santos, mas faltou-me alguém à frente para me incentivar a puxar um pouco mais. Isto porque o Cipriano ia uns 200m mais à frente.
Foi bom ver "novos" atletas, ou melhor, pessoal extra-campeonato a participar.
Classificação Seniores:
1º Luís Francisco (Carregueirenses)
2º Luís Cipriano (Fonte Grada)
3º Bruno Clemente (Carregueirenses)
Classificação por equipas:
1º Ponterrolense
2º Carregueirenses
3º Torreense
Com o Mário Santos a subir de forma e o Bernardes ultimamente bem mais forte do que eu, estava mesmo à espera de ir a "levar com a lama na cara" atrás deles. No entanto, mesmo com poucas horas de sono e uma manhã de serviço em cima, senti-me menos preso e pesado do que nas ultimas corridas, permitindo-me dar um pouco de mais gás!!!
Fiz também uma boa opção em levar os "sapatos de bicos", pois com curvas de ângulos acentuados e lama à mistura, com ténis normais teria patinado bastante mesmo.
Para não variar, acabei a prova completamente roto, falta de ar, mesmo no limite, ainda longe do que estava antes da lesão.
Parabéns ao Luís Francisco e também ao DIOGO BARRADAS por mais um destacado e sobre tudo folgado 1º lugar.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Treino do dia - Rampas
Treino Rampas - séries/intervalado.
Estava programado para ontem, mas como é habito sai sempre tudo trocado. É a vida!
Como já não tinha luz natural (19H00) tive que optar por uma rampa iluminada "qb", mas que não fosse muito distante de casa, pois chovia e trovejava. Caso a tempestade e os relâmpagos se aproximassem fazia o derradeiro sprint final, o "sprint de todos os sprints"...para casa, pró banho :) .
A rampa, com cerca (*) de 150 m, apesar de mais curta do que o desejado, pois deveria de ter mais do que 200m, mas para os meus objectivos, serve bem. O intervalo entre séries foi superior aos 5´porque coordenava também o treino do Diogo.
De referir que o aquecimento e corrida contínua final foi feito com os 2 pesos de 0,5kg.
Destaque para o puto maravilha DIOGO BARRADAS que fez hoje um treino à tigre, cheio de garra, mesmo com a ameaça de temporal.
Treino do dia
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Dica
Plano de treino semanal 06-12DEZ2010
Como agravante tenho ainda que referir que, estou a fazer horário nocturno, o que já de si deixa o organismo em maior défice de descanso natural.
Hoje (2ªfeira) por exemplo, cumpri o estipulado, fiz cerca de 14 km de corrida (64´), com 2 pesos de 0,5kg nas mãos, a um ritmo calmo, alternado com 5 períodos curtos de cerca de 3-5 min. de andamento mais rápido, no entanto senti bastante cansaço (ou falta de descanso) e dificuldades respiratórias quando abria o passo.
Depois de uma noite de serviço e de poucas horas de sono (4h) é difícil fazer qualquer tipo de actividade física, o corpo acusa a falta de descanso, falta de power/gás e a respiração simplesmente não parece corresponder ao exigido.
Quem trabalha por turnos e pratica desporto sabe bem ao que me refiro, por isso, após uma noite de trabalho e/ou poucas horas de descanso (sono) a actividade física, nomeadamente o running/jogging deverá ser feito em ritmo lento a moderado e em nível aeróbico e até ao máximo de 80% da FCM.
Espero que hoje consiga dormir melhor para atacar o treino...na DUREZA.
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Perder Peso - pré-adolescentes
Legenda: cc- Corrida contínua. Neste caso deverá ser efectuada em ritmo lento, e a um nível totalmente aeróbico. nota: nível em que a criança consegue manter uma conversação coerente (sem falta de ar);
Rolos/fixa- Bicicleta sobre rolos, fixa ou de spinning. Como motivação e tratando-se de crianças, a bicicleta poderá ser colocada em frente à TV, ou, com música em alto volume, conforme o gosto/pedido do visado. O importante é o tempo que permanece em actividade física contínua e não a intensidade.
-------------------------------------
O plano, à primeira vista pode parecer exagerado, mas relembro de que o que está descrito é para ser efectuado em ritmo lento e totalmente aeróbico.
Milha urbana- S Silvestre
Classificações e tempos ainda não-disponíveis.
---------------------
Foi certamente a minha pior milha de sempre, apesar de ainda não saber o tempo.
Estava ainda a aquecer quando o Pedro Antunes me foi chamar, dizendo que ia ser dada a partida...10 minutos antes.
Possa, azar! Comecei o aquecimento bastante tarde, pois, quando devia ter começado tive uma súbita dor de barriga e vi-me grego para encontrar um sitio para...aliviar (devo ter empestado o café) ;)
Aqueci 17 min., o suficiente para não piorar da lesão, mas faltou-e as 4 séries de sprints de 100m que tinha planeado para "abrir a guelra".
Mas nem isso me serve como desculpa, nem o piso molhado e escorregadio. Patinei vezes sem conta e com a minha estrutura física fico em ligeira desvantagem sobre o pessoal mais leve.
Senti uma anormal falta de "gás" / power. A respiração parecia não corresponder ao necessário e os músculos pareciam demasiado pesados e presos.
O "empeno" foi tanto que acabei os últimos 2 m. a passo, mesmo sabendo que o Mário Santos estava por perto.
Mário que está de parabéns pela sua notória evolução. Se na semana passada foi por pouco, desta feita...foi por um triz.
Sendo a prova constituída por 3 voltas, passei a 1ª a tentar acompanhar o ritmo do grupo da frente, resultado- quebrei, rebentei. Tentei então acompanhar o Bernardes...nada. Sentia-me pesado e um ligeiro "toque" nos gémeos da lesão.
Logo no inicio da 2ª passa-me o Mário, num ritmo que tentei acompanhar, tentei...
Na subida para a meta e 3ª volta seguia-o a uns 4m de distância, sempre a tentar "encontrar-me" e recuperar o fôlego.
Foi já depois da ultima esquina de 90º e com a meta à vista que fui buscar as ultimas forças para o passar.
Mas ultimas mesmo, já não dava mais. Acabei mesmo no limite, não me recordo de acabar uma corrida com tanta falta de ar. Não conseguia sequer correr mais 10 m. Deixei tudo, mas tudo lá.
Acabei a cambalear. Porra, só mesmo pela equipa e para roubar uns pontos!!! Só por mim não o faria assim até ao limite.
Mas como digo sempre, o objectivo é dar o máximo sempre e quando assim é, é sempre uma vitória, assim durmo descansado.
Será que é desta que Os Carregueirenses ganham por equipas ao seu eterno rival Ponterrolense?
ehehehe sei não, mas fiz a minha parte...
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Treino do dia
A ideia era fazer 6x1000m à volta dos 3´40´´para melhorar a resistência em velocidade.
Como me sentia algo cansado e com o frio a causar-me uma ligeira sensação de músculo (gémeos) "pesado"/cansado/congestionado a partir logo da 2ª "serie", decidi encurtar a sessão, a bem de prevenir uma eventual "recaída".
Mesmo assim...tinha que inventar né!
O previsto era 40´de corrida continua suave...PONTO! Mas não...vá de ir a carregar os célebres pesos de 1,5kg, só para complicar mesmo. :)
Dureza que é DUREZA ...tem que o ser mesmo!