Sessão de spinning/bicicleta sobre rolos de 70 minutos;
Baseado num "post" que o Dr. Benjamim Carvalho publicou no Facebook sobre algumas opções para o treino de ciclista em rolos.
Tem algumas alterações relativamente ao que estamos habituados nas aulas de rpm/spinning dos ginásios, pois apresenta segmentos muito longos ( de 10, 8 e 6 minutos) mas que vale justamente por fazer a diferença.
No post o Dr referia que para obtermos os 85%-90% da FC Limite deveríamos elevar e manter o ritmo, numa rotação a rondar as 90 rpm, mas uma vez que este tipo de treino procuramos trabalhar também a força e tendo em vista uma maior facilidade para elevar as pulsações, optei por transformar esses segmentos em subidas, com maior resistência. A opção é elevar as rpm´s e com isso as pulsações até esse mesmo "alvo", ou seja, não importa muito os meios mas sim os objectivos...a "frequência cardíaca alvo".
Os 10 minutos da primeira fase de "carga" custaram a passar, pelo que variei entre resistência de uma subida e ritmo forte, pois como referi, o objectivo é a frequência cardíaca.
Uma vez que ontem realizei um treino de estrada, hoje senti-me com pouca vontade para sprints e ritmos elevados, optando por trabalho de força progressiva para elevar as pulsações.
Como verificamos a ideia é 10 minutos de ritmo forte a 85%-90%, seguidos de 2 minutos de recuperação, 8 minutos de carga/elevação, 2 minutos de recuperação, 6 minutos de carga, 2 minutos recuperação, 4 minutos de carga, 2 minutos de recuperação, 2 minutos de carga, 2 de recuperação e para trocar as voltas, uma ultima série de 3 minutos de carga/resistência e 2 de recuperação.
Esta ultima série já foge ao padrão, mas senti necessidade de uma ultima insistência/série, para compensar as eventuais "baldas" em séries anteriores, pois admito que hoje, por falta de estimulo não passei dos 90% da FC Max., por isso introduzi este segmento ao estilo "mea culpa".
Fica a sugestão.
Obrigado Dr Benjamim Carvalho, foi um dos meus heróis do ciclismo nacional e agora continua a premiar-nos com belas dicas e sugestões.
Siga!
Sem comentários:
Enviar um comentário