segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Registo de treino - 25AGO13

CORRIDINHA (13,5Km) com pesos (2 x 1,5kg) nas mãos:


Treino de preparação física.
Ritmo lento e confortável.

-------------------------------------------------------
 
CORRER COM PESOS

 Correr com peso extra, seja nas pernas, às costas ou nas mãos acarreta sempre uma metodologia muito própria;
1º) Desaconselho peso extra nas pernas/tornozelos pois verifica-se uma sobrecarga bastante nociva ao nível dos tendões, adutores, virilhas, joelhos e da própria anca.
2º) Nas costas/mochila em corrida, só mesmo até o máximo de 10% do peso do atleta, p/ex.º se pesa 80 kg só deverá transportar até 8kg de peso extra na mochila.
3º) Nas mãos, o corpo humano já se encontra algo habituado ao movimento de corrida com pesos ligeiros nas mãos, seja de lanças, escudos, caça, utensílios, etc.., logo, até um limite máximo de 2kg em cada mão...é aceitável, mas (um MAS grande) com muito cuidado;
a) Pessoalmente e depois dos 30 anos aconselho o máximo de 1,5Kg por mão (2x1,5kg), sendo mais do que o suficiente para alcançar o desejado.
b) Permanecer (em regra geral) num ritmo que privilegie o nível aeróbico e até ao máximo de 85% da  FC Max. Sempre com muita calma e visando o controlo respiratório.
c) Movimentação periódica de braços para descongestionar os músculos, combater a dormência nas mãos e melhorar a circulação sanguínea.
d) Controlo da postura (devido à sobrecarga da coluna vertebral).
e) Evitar cumprir mais do que 15 km com a carga Máxima (2x1,5kg) e 20-22 km com os restantes (2x0,5kg). Com os primeiros deverá ser efectuado apenas um treino (de força) por semana.
f) Fazer sempre alongamentos e abdominais como complemento e prevenção contra lesões, pois a agilidade fica algo comprometida (o corpo fica algo "hirto" devido ao esforço contínuo com carga extra).
 Correr com pesos extra nas mãos torna a posição base/básica de defesa de BOXE numa "pápa para crianças".
Verifica-se um reforço muscular e estrutural dos ombros, braços, punhos, abdominais, dorsais...tudo!
É necessário é ter conta, peso e medida e não exagerar. Exagerar nestas lides é sinonimo de lesões, e normalmente sempre algo grave/complicadas pois existe uma carga extra e uma exigência superior sobre tudo a nível da coluna e dos joelhos.
Certamente haverão vozes críticas e contra esta prática de corrida com pesos, no entanto, cada caso é um caso e cada pessoa é UMA pessoa, logo, o que é bom para mim (com ganhos evidentes e reconhecidas vantagens) poderá ser a morte/lesão do próximo.
Fica o meu registo para quem no "benefício da dúvida" decidir experimentar.
DUREZA! 

2 comentários:

  1. ...já tive essa "mania" , correr com pesos nos tornozelos , e foi um erro ! nos primeiros 3,4 dias , ainda acho que fez "bem" , mas com a continuação , o cansaço era enorme , e de certeza que não beneficiei em nada !!

    Claro que se for um treino "especifico" e planeado , os ganhos pedem ser enormes e mais rapidos a nivel de força e muscular !

    concordo contigo, "cada caso é um caso e cada pessoa é UMA pessoa," ...nem mais , fartou-me de dizer isso , até para os exercicios mais "banais" e fáceis !

    boa recuperação e bons treinos...

    Ajb

    ResponderEliminar
  2. obrigado.
    mas de facto eu há alguns anos atrás no ciclismo tb andei a treinar com pesos nos tornozelos e nada beneficiei, pelo contrário, senti as virilhas acusarem uma sobrecarga.
    Mas a nível de carga extra transportada nas mãos...já não sinto o mesmo, vejo sim excelentes resultados a nível de preparação física geral. abraço!

    ResponderEliminar