quinta-feira, 7 de junho de 2018

Ciclismo: Como melhorar o sprint e velocidade de recuperação

Sessão de treinos, intervalado, as ditas "séries", para evolução na velocidade de sprint e recuperação.

Todos sabemos que muitas vitórias são decididas ao sprint e que mesmo não sendo um puro sprinter , há sempre a possibilidade de evoluir nesse sector do ciclismo.
Outro ponto importante é justamente a velocidade de recuperação após um sprint ou das diversas escaramuças e "esticões" do pelotão:

Plano com a matriz aplicável para os escalões de Cadetes a Sub-23 (competição)

Sprints/duração; min. 10´´- máx.20´´

Para a classe de sub- 23 acrescentar 1 série.

A divisão entre séries, a variar entre 5 minutos e 20 minutos (independentemente se houver acréscimo de séries ou não) depende da intenção pretendida.
Se a intenção é acelerar e trabalhar a velocidade de recuperação, há que diminuir a recuperação para 5 minutos.
Se a intenção é trabalhar a velocidade pura de sprint, o intervalo de recuperação terá que ser maior, recomendado os 20 minutos.

Mas atenção, este plano é para trabalho Velocidade-Velocidade de recuperação!

É um Trabalho importante para ciclistas federados, que entram em várias competições com metas-volantes e pelotões dinâmicos que realizam vários esticões e tentativas de fuga.

Não é um plano para velocidade "pura", como é óbvio, para isso há outros (existem imensas metodologias) a realizar.
Para a recuperação há também um mar imenso de métodos e técnicas possiveis.


A margem de aplicabilidade entre escalões não se prende apenas na natureza da intensidade aplicada nos sprints, mas também pelo ritmo imposto após cada série.
Os Juniores já têm a maturidade suficiente gerir o seu esforço e saber a intensidade desejada, colocando o ritmo do período de recuperação ao nível da velocidade "cruzeiro" de um pelotão, enquanto que um cadete, após cada série necessita normalmente de uma paragem abrupta da velocidade/ritmo.
É claro que, dado o calendário das provas nacionais de Masters, na maioria delas em circuito (em média com cerca de 60km), este plano é também sobejamente aplicável. 

Método comprovado...e aprovado!

sábado, 19 de maio de 2018

Crossfit...aproveitar a hora de almoço

Só tenho 1h e pouco para treinar no ginásio/garagem...o que fazer?
- Carrega no HIIT!

Pois bem, fica a dica e o registo:


Esboço/plano de treino de 17MAi18

Sessão dividida em 3 partes:

» Aquecimento : - 20 minutos a saltar à corda.

» Parte fundamental: - Treino em circuito, HIIT (treino intervalado de alta intensidade), 8 exercícios/ estações, método Tabata,8x (20´´ máxima intensidade/ recuperação-assumir próxima posição)/1´recuperação,normalmente a 4 séries, no entanto, realizei 6.

Estações/exercícios:
 1) Burpees
2) Kettlebellswings (ou dummbell swings)
3) Montain Climber (core/abs)
4)Push jerks
5) pliometria/saltos (p/banco)
6)"flexões"/push ups/extensões de braços
7) 3 séries mini sprint (canto-a-canto da sala)/3 séries "costas"(puxada frente c polia alta)
8) Abdominais

» Complemento: - 5 séries (3´/30´´recuperação) de "sombra" (boxe) com pesos (alteres de 2kg).

Muito Bom!

Experimenta















terça-feira, 6 de março de 2018

Chove...carrega no spinning!

Spinning/bike sobre rolos, sessão caseira


Treino de nível avançado, de 70 minutos, mas bastante intenso.
Insistência nos sprints, com trabalho reforçado, leia-se, massacre!
Primeiro trabalho de velocidade...e de força (secundário neste treino) no final.

Experimenta!

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Spinning/ bike sobre rolos caseiro

Sessão de 80´(1h20) de spinning/bicicleta sobre rolos...versão caseira.


Nível médio- avançado, para os dias de chuva, frio ou ventania.
O spinning/rolos condensa a parte fundamental do treino de ciclismo.

Carrega!