DUREZA

"It´s better to burn out than to fade away"

domingo, 18 de março de 2012

Trail de Penafirme

Prova  dura...durinha...e superada!!!
Fui dos poucos que não se enganou no percurso e cumpri os 29,1km (eram 30 km anunciados).
Uma falha na organização por volta do 12ºkm (se bem me lembro) e numa zona em que existia um cruzamento no qual convergiam 4 caminhos a percorrer, não estava ninguém a orientar o destino a seguir, fazendo com que alguns atletas seguissem para a direita e outros para a esquerda.
Admito que ia bem colocado, nos 30 primeiros com toda a certeza que ia, tive alguma sorte no cruzamento em questão, pois tirei benefício do facto de alguns atletas virem do lado errado (direita), lado para onde virei também, dizendo-me para voltar para trás. Mesmo assim ainda percorremos os 3km dessa "voltinha" sempre na dúvida se estaríamos certos, inclusivamente porque passamos por alguns grupos de "perdidos".
Só nessa volta há quem não tenha cumprido 3km do percurso pois nem sequer havia posto de controlo.
A partir daí gerou-se alguma confusão entre atletas, vi e passei por  "pessoal" que tinha a certeza de que nunca me tinham ultrapassado nem seguiam à minha frente.
A dada altura (por volta dos 22 km) parei para tirar o ténis do pé direito, supostamente para tirar uma pedra que me incomodava há já 2km, mas nada...nenhuma pedra caia do seu interior, voltei a calçar...novamente a dor. Mau!
Tirei o ténis novamente e desta vez a peúga, logo vi, afinal a dor era devido a uma enorme bolha que se formava na planta do pé, debaixo do calcanhar, certamente devido às travagens nas descidas acentuadas. Há que aguentar...siga!
Mau foi ver pessoal quase em guerra porque uns foram por aqui, outros por ali, uns porque iam com menos km nas pernas, etc...
Inclusivamente um grupo de cerca de 6 atletas em que uma senhora vestida de calções de lycra pretos e t-shirt preta ao constatar que seguiam no sentido errado comentou olhando para mim: -" Que injustiça, assim estes fazem uma grande média! "(certamente com medo da sua classificação final).
Ora cara senhora, sou bombado, musculado, "compacto" ou lá o raio, mas até não corro mal para a minha estrutura física, pelo que é errado medir os atletas pela sua estrutura-constituição física, até porque a srª é que ia na direção errada e provavelmente voçê sim com menos km em cima (tinha o meu gps como prova e os 4 pontos de controlo registados no dorsal)...pensei eu dizer-lhe como resposta... mas adiante, fica para a próxima.
Até porque pouco depois passei um pequeno grupo que ia um pouco mais lento e um deles perguntou-me com quantos km ia, respondi 23,5km...eles iam com 17km.

Foi pena ter ocorrido aquela falha e a confusão que daí adviu porque só pela Dureza do percurso e a beleza da paisagem valeu bem a pena.
De salientar o empenho e colaboração de tantos jovens de Penafirme (Externato), pois todos eles apesar de inexperientes nestas lides (tal como eu) compensavam pela simpatia e dedicação.
Tenho certeza que a organização aprendeu com as falhas e para o ano ainda será melhor.
Subidas super-ingremes, a caminhar, gatinhar...trepar até.
Gostei, senti-me em boa forma, bem melhor do que simplesmente correr.
Adorei, aliás, desde os treinos no exército que não me divertia tanto a correr, a saltar, trepar, gatinhar, fugir das silvas...delicioso...mesmo contando com as bolhas nos pés e os arranhões nas pernas e braços.


Distância Percorrida: 29 100m.
Tempo: 2H59´21
Classificação: Devido à falha não será fidedigna certamente.
Dorsal: 33


7 comentários:

  1. Pois é Bruno, aquilo deu barraca mas a culpa vai direitinha para os atletas, eu também me perdi, devia virar antes das termas e fui em frente e dei-me com aquela confusão toda, os primeiros estavam ali a chegar depois da ida ao túnel e não sabiam que direcção seguir. Mas aquilo estava bem marcado, o problema é que se avistavam os outros percursos que mais tarde havíamos de percorrer já que o eixo era ali nas Termas, aqui sim um erro da organização já que as fitas não deviam estar visíveis levando assim ao erro cometido por 80% dos atletas. Eu pouco depois voltei a retomar o trilho certo seguino pela estrada de alcatrão até à povoação que dá acesso áquela subida que passa pelo túnel. De resto aquilo está espectacular, fiz todo o percurso com uma canelite (fui muito devagar) e passei nos 4 controlos. Foi pena mas estou certo que a organização aprendeu alguma coisa e para a próxima facilitará melhor a vida aos atletas. Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Foi a primeira prova daquele pessoal, aprenderam com o erro certamente. Eu não sabia que o trail/trilhos era tão agradavel. Melhor que as provas de atletismo. Finalmente algo em que tiro proveito, leia-se satisfação pessoal, da minha boa preparação física, correr-trepar-subir-saltar...etc, lindo!
    Abraço cão caro amigo.

    ResponderEliminar
  3. Olá Bruno.É verdade não podemos tirar o valor a quem o tem.Quando o Bruno me passou depois do buraco eu penssei:com este fisico não vais longe.O que é certo mais ou menos foi á minha frente até ao ponto de estar sentado na manilha (antes do control)com a sapatilha na mão.Ai com o problema da bolha no pé já não me apanhou mais.Dai os meus parabens ao Bruno embora não tenha o corpo de atleta por ser um pouco forte fêz uma belissima prova.Um abraço Bruno

    ResponderEliminar
  4. Gostaria de ver as classificações de quem fez os 30km.Alguem sabe aonde?Obrigado

    ResponderEliminar
  5. realmente não encontro as classificações em lado nenhum, mas penso que a haver classificações, não serão mt fidedignas tal foi a confusão.
    Amigo agostinho, não me lembro de o ter passado, mas de facto não tinha uma bolha destas desde os tempos da tropa (há 18 anos).
    A nivel muscular tudo ok...pronto para outra.
    Abraço!!!

    ResponderEliminar
  6. Bem vindo ao Mundo dos Trails.

    Estava a gostar bastate da prova, até chegar à meta, onde fiquei a saber que não tinha feito os 30 km.
    Ao contrário do que diz o Joaquim Adelino, eu não me enganei no caminho, fui sim enganado por um elemento da Organização que me indicou qual o trilho a seguir.
    Um abraço, Fico à tua espera no Trail de Sesimbra.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado.
    Queria mesmo ir ao Trail de Sesimbra, gostei tanto que agora quero mais...e mais :).
    Não sei se consigo ir pq estou a fezer turnos da noite nesse fim de semana, mas vou tentar trocar, até pq o meu amigo e vizinho Dário Santos tb vai. abraço!

    ResponderEliminar