DUREZA

"It´s better to burn out than to fade away"

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Registo de treino - 30OUT11

Treininho de ritmos alternados;


E não é que gostei deste tipo de treino???
Comparativamente com as ditas "normais" séries/treino intervalado, sinto um maior "à vontade" e disponibilidade física neste tipo de treino.

Ok, qual a diferença?
Pois... penso que no minuto de ritmo forte acabo eventualmente por percorrer os mesmos 300/400m de uma "série normal", no entanto, o minuto de descanso que faço agora é em ritmo lento mas sempre mais activo do que faria nas "séries normais", usualmente em "descanso activo" ou simples passo curto de recuperação, mesmo que por períodos mais curtos (de 30 segundos).
Provavelmente, por não gostar do treino intervalado/séries tradicional acabo por fazer alguns erros, sendo o mais normal a imposição de um ritmo rápido demais para a condição física no momento, aumentando assim o desgaste e com isso a satisfação/prazer em treinar.
Nos moldes que faço agora o treino intervalado, se é o que se pode chamar pois  talvez "ritmos alternados" seja a melhor designação, é sempre em corrida contínua, o ritmo rápido imposto é mais baixo (cerca de 90%-95%) do que os "sprints" a 95%-100% das séries tradicionais, mas a recuperação é mais em "altas".
Fica a sugestão para aqueles que tal como eu não vão muito à bola com os treinos intervalados convencionais.
Inté...

*- Amanhã é dia do Cross do Paúl, prova de abertura da AAL.
 Não sei se vou competir como VET I ou Sénior, o que sei é que vou cheio de sono pois vou sair de serviço às 08H00 e a corrida é às 14H, lá vou eu todo marádo...com cerca de 3 horas de sono.

sábado, 29 de outubro de 2011

Registo de treino - 28OUT11

Treino em ginásio;

De referir que a corrida na passadeira foi em ritmo progressivo, fazendo o 5º km a cerca de15-15.5km/h e o 6º km a 16-16,6km/h, seguido de 10 minutos de recuperação.

Sem duvida...um treino de DUREZA!!!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Registo de treino - 26OUT11

Mais e só ... Ferro

UGA!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Registo de treino - 25OUT11

Back to the GYM!!!

Ah pois ééééé...

De volta ao ginásio, treininho simples, com pouca carga, em jeito de regresso...mas com calma!




Carreguei pouco, pois já sei como é, no treino sinto-me óptimo, amanhã algo dorido, mas no 2º dia...uuuuí tanta dor, sobre tudo à noite.
Atacar os ferros com calma...para alcançar a Dureza!!


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Registo de treino - 24OUT11

Corridinha (16,5km) com períodos de ritmos alternados e com pesos light (2 x 0,5kg) nas mãos;


» 30´em ritmo calmo, seguido de 15 séries (30´) de treino intervalado/ritmo alternado, sendo 1 minuto de ritmo intenso (em progressão até cerca dos 90%-93% FC Max.) e 1 minuto de recuperação em ritmo calmo.
 No final, 5 minutos de corrida de estabilização a cerca de 4´40/km e 10´de corrida de recuperação.
Com os pesos pequenitos de 0,5kg a "ajudar"...foi DUREZA mesmo!!!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Registo de treino - 21OUT11

Treino em bicicleta sobre rolos, no habitual jeito de spinning.


60´ em nível médio, uma vez que tenho andado afastado das "bikes" e porque amanhã é dia de corrida de Cross de Outono no Choupal - Torres Vedras.
BUGA!!!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Registo de treino - 20OUT11

Corridinha (12,2km) com pesos (2 x 1,5kg) nas mãos;

Nada melhor como treino de preparação física geral do que o já habitual running-body-pump...a corridinha com pesos.
Na falta de tempo/disponibilidade para variar o tipo de treino, optei pelo mais básico, mas também o mais completo.
A frequência cardíaca foi um pouco mais alta do que o desejado (máximo 85% da FC Max) mas apenas devido ao trajecto com várias subidas.
Correr com pesos...é Dureza irmão!!!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Registo de treino - 18OUT11

Corrida (11,5km) com pesos (2 x 1,5kg) nas mãos;

A meio dos turnos da noite, poucas horas de sono, o melhor é não puxar muito.
Treininho de manutenção, nada de mais (carga exta-3kg-à parte).
Running-body-pump!!!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Registo de treino - 16OUT11

Corridinha (13,5km) com pesos (2 x 1,5kg) nas mãos;

Running-body-pump em grande...
Treino de fim de tarde e percurso em sobe-e-desce em piso duro (calçada e estrada).
Sempre com movimentação periódica de braços para os descongestionar.
----------------------
Na 6ª Feira fiz um treininho de 45´de rolos/spinning, ritmo calmo e solto, sempre com pouca carga/resistência, pois tenho sentido uma moínha no direito esquerdo (velha lesão da tropa) e sempre que o sinto habitualmente a curo com este tipo de treino.
Aliás, penso que tenho escapado às lesões mais graves nos joelhos devido ao facto de alternar os treinos de corrida com treinos em bicicleta.
--------------------------
No Sábado participei na Corrida do Castelo (Torres Vedras), prova curta (4km) e explosiva, com meu o ritmo médio a rondar os 3´55/km, no entanto, de momento, não disponho de classificações nem dos meus dados de GPS .
Dados "primários" apontam para um 5º lugar de Séniores e um 12º da Geral.
Prova com participação bastante interessante, em parte por ser composta pelos séniores, Vet.I e II, Sub23 e Jun.
Mais tarde irei publicar o registo da prova.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Aniversário - 1 ano de DUREZA

Criado a 10/01/2010, inicialmente com a intenção de ser um blogue de experiências e aventuras policiais pelas ruas do centro de Lisboa, o DUREZA acabou por ficar suspenso por mais de dez meses,
Para além de ficar algo que indeciso quanto ao rumo a seguir e eventual legalidade de revelação de informações sobre casos/ocorrências ainda por julgar em tribunal (de situações que entretanto ocorressem), admito que me esqueci da pass-word de acesso.
Foi a 13/10/2010 que decidido a pegar no DUREZA e a seguir novo rumo, após diversas tentativas e hipóteses a experimentar, eis que...bingo! Acertei.
Assim (re-)nasceu o DUREZA, blog de experiências e registos pessoais de treinos físicos, sugestões, dicas e opiniões sobre vários desportos, programas de treino e linhas de orientação, especialmente nas vertentes que adquiri maior experiência, ciclismo, boxe e atletismo, tendo em vista uma preparação física geral superior à média.
Ou seja, não pretendo ser nem criar super atletas, mas sim super-desportistas, aqui o graal é a preparação física no geral, variando dentro do possível as actividades praticadas, como complemento e pelo puro prazer de as praticar.
Para mim, acho mais interessante ser um simples "bom" em vários desportos (e daí retirar o prazer da prática desportiva adstrita a cada um desses desportos) do que ser " um dos melhores ciclistas" ou "um dos melhores atletas de isto ou aquilo", restringindo-me apenas a uma modalidade.

Com o vício de correr com pesos nas mãos, adquirido nos tempos do boxe do Sporting Clube de Portugal, e, em especial devido ao incentivo e aconselhamento de um russo- o amigo/companheiro de treinos, ANATOLI, pequeno em altura mas DURO como AÇO, sempre fui reconhecido como sendo um dos poucos a assumir os benefícios desse tipo de treino.
É claro que não se começa a correr com pesos (e em especial com a carga que eu transporto) de um dia para o outro, mas há grandes vantagens neste tipo de treino, não nos podemos simplesmente basear na opinião geral de que correr com pesos faz mal à coluna ou aos tendões ou ...a tudo. Faz mal...SE, um grande SE.
Se exagerar-mos na carga, se a preparação física for inferior ao desejado para a carga extra transportada, se não for feita uma evolução natural, se a postura não for a correcta...SE!

OK, mas voltando ao DUREZA;


Vendo o gráfico de visitas é notória a evolução e consequente SUCESSO do blog.
Com excepção a Julho e Agosto de 2011, talvez devido a ser período de férias e consequentes "férias dos pc´s" e/ou pausas para descanso na actividade física, vemos o DUREZA a assumir uma média mensal de 1000 visitantes desde FEV11, após uma notória e crescente evolução desde OUT11.
Actualmente o DUREZA tem rondado os 1500 visitantes mensais, ou seja, tem cerca de 50  leitores diários (amigos e/ou curiosos).
14.650 visitas num ano...é OBRA!
Maravilhoso!
Obrigado a todos

De referir que, os artigos sobre alongamentos, planos de spinning (estes batem recordes de audiência), sugestões para planos de treino e os treinos de boxe lideram em nível de procura.

Todas as crítica construtivas (opiniões divergentes) são benvindas.

Diga-se ainda que, ao fazer o meu registo diário de treino não o faço somente para "mais tarde recordar", mas para que sirva como incentivo para alguém tirar a bunda do sofá.
Se conseguir que uma pessoa que seja, anteriormente de hábitos sedentários se converta num desportista, admito que o blogue cumpriu a sua missão.
Um forte abraço a todos.
DUREZA!

Registo de treino - 13OUT11

Corrida (13km) com pesos (2 x 1,5kg) nas mãos;


Treino de running-body-pump, a corrida com pesos.
Full-power, com movimentação periódica de braços (simulação de socos no ar, etc...)
Sinto-me algo lento a subir mas com uma preparação física geral bastante aceitável.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Registo de treino - 11OUT11

Corridinha (12km) com pesos soft (2 x 0,5kg) nas mãos;


Treino calmo de rotina, apenas para queima de calorias pois sentia-me algo dorido dos 14km (c/ pesos - 2x 1,5kg) de ontem.
Nada de especial, rotina e recuperação.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Registo de treino - 10OUT11

Corrida (14km) com pesos (2 x 1,5kg) nas mãos;


Treininho do dia.
Na falta de sessões de carga de ginásio...carrega-se de outra maneira!
Dureza!

domingo, 9 de outubro de 2011

Registo de treino - 09OUT11

Corridinha (14km) com ritmos alternados com pesos (2 x 0,5kg)nas mãos;


Seguindo uma sugestão de um amigo e para variar um pouco a rotina dos treinos de simples corrida, hoje optei por algo diferente.
Ciente da importância dos treinos intervalados/séries mas normalmente sempre com pouca ou nenhuma vontade de os fazer, juntando ainda as poucas horas de descanso/sono que normalmente disponho, as conhecidas "séries"(treino intervalado) sempre foi algo penoso, pelo que decidi estudar e experimentar algumas opções.
Aqui vai:
Treino intervalado, variando ritmos ao minuto, eu explico, nada mais simples, UM minuto em ritmo rápido (abaixo dos sprints, digamos a cerca dos 90% da FC Max) seguido de UM minuto em ritmo calmo, mas um pouco acima do descanso activo habitual das "séries normais" (cerca dos 80%-85% da FC Max.) e por aí em diante repetindo este ciclo diversas vezes (acima de 10 "séries")
Assim sendo, cumpri:
30´ de corrida em ritmo tranquilo (4´45/km-5´/km);
25´de ritmo alternado a cada minuto;
10´de recuperação/corrida.

Acho que acabei menos amassado do que acabo normalmente nos (raros) dias em que faço as séries/intervalado ditos normais, alguns dirão que talvez não goste destes últimos eventualmente por impor ritmos acima da minha condição física do momento, mas facto é que sinto-me fresquinho e leve, mesmo tendo cumprido o treino com os pesos (Soft) nas mãos e das minhas normais 5h/6h de sono

A ideia será encurtar o período inicial/aquecimento de 30´para 20´ e passar a dispor no mínimo de 15 séries (em 30´de corrida em ritmos alternados).
Sugiro, recomendo mesmo, experimenta!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Registo de treino - 07OUT11

Corrida (16,5km) com pesos soft (2 x 0,5kg) nas mãos;


 Para compensar os poucos km dos treinos anteriores, hoje estiquei um pouco mais.
Nada de especial, treino de manutenção-acumulação de km.
Treino de Dureza pela distância e por levar os pesos (apesar de serem os mais soft).

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Registo de treino - 06OUT11

Corridinha (12km) com pesos ( 2 x 1,5kg) nas mãos;


Esta semana está difícil para fazer treinos em condições, pelo que, mais uma vez optei pelo mais básico e completo...running-body-pump, a corrida com pesos (nas mãos).

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Registo de treino - 04OUT11

Corridinha (12km) com pesos (2 x 1,5kg) nas mãos;

Depois de mais uma noite e de 5 horas de sono em cima, tudo tem que ser feito...nas calmas!!!
Assim foi.
Dentro dos limites aeróbicos, ritmo calmo...siga!

Corta-Mato das Palhagueiras

No domingo, depois de uma noite inteira de serviço (00H00-08H00), cheguei a casa, equipei-me, equipei os putos e bora...cross das Palhagueiras.
1ª Prova para o Campeonato de Torres Vedras
Seniores:
Distância: 4.709m.
Registo pessoal:
Tempo total: 19´13
Média: 04´05/km
Pormenor:
1ºkm- 03´49;
 2ºkm- 03´55;
 3ºkm- 04´19;
4ºkm- 04´20;
 709m.- 2´50

Com uma directa em cima e a juntar o calor que se fez sentir (e a poeira cof!cof!), até não foi mau!
5º Lugar
2º Lugar por equipas para Os Carregueirenses