DUREZA

"It´s better to burn out than to fade away"

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Plano semanal de treinos; 28FEV-06MAR11


Domingo está em risco por motivos profissionais.
 Plano para esta semana.
O previsto para hoje foi cumprido, vamos ver como corre os restantes dias.
DUREZA!

Registo de treino 28FEV11

Ainda longe...mas a caminho da DUREZA
Treino realizado pelas 19H00, com vento de noroeste forte e bastante frio.
Ainda no longo e penoso caminho de recuperação para a minha "normal" boa forma física de sempre.
Fiz uma espécie de treino puxado, ou melhor, uma tentativa de treino puxadote, no meu percurso preferido de 13 400m. de sobe-e-desce perto do mar.
Final de 2km obrigatórios de recuperação...para ficar como NOVO!
 Demorei (cerca de) mais 3-5 minutos do que fazia antes do Citomegalovirus e do período de estagnação.
Ainda longe de aguentar as médias de 4´20/km em percursos "longos" como fazia sem grande dificuldade.
Mas pronto...é o que se pode. Com calma a "coisa" há de ir ao sítio.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Cross de Fonte Grada 26FEV2011

Fonte Grada- Freg. S Pedro e Santiago
Ontem na simpática aldeia de Fonte Grada decorreu mais uma corrida de "corta-mato" no âmbito do Campeonato Municipal de Torres Vedras de Atletismo de "estrada e corta-mato".
Cross durinho com o terreno bastante irregular e com considerável inclinação lateral em algumas zonas.
Fomos "premiados" com um tempo encoberto e com um vento de norte "fresco"...demais.
Prova bem organizada (parabéns!), com controlo intermédio de passagens, dentro do habitual por estes lados. Público limitado basicamente a atletas e familiares pois a prova decorreu num terreno, quanto a mim, demasiadamente afastado da povoação e da estrada principal, só mesmo para "quem sabia".
A participação...foi também o normal deste campeonato, com excepção de algumas caras novas, certamente atletas locais, mas que são sempre bem-vindas num campeonato algo moribundo, em que somos quase sempre os mesmos a participar...sempre os "suspeitos do costume"
------------------------------
Prova em circuito, 6 voltas na distância de cerca de 3600 m (esqueci-me de parar o Garmin no final) de corta-mato com terreno e percurso totalmente irregular.
Registo pessoal:
- Ainda com os receios normais de quem esteve um mês totalmente parado, com o citomegalovírus a empurrar-me ainda mais para o "fundo", parti bastante apreensivo relativamente ao que esperar do meu desempenho nesta prova.
Decidido a não esticar demais o ritmo, colei-me ao (amigo e companheiro) Mário Santos do Ponterrolense na esperança de o aguentar até o fim.
Foi sofrido, o Mário está muito leve e forte nas subidas. Em cada volta, no final do cabeço encontrava-me sempre a "rapar" a cerca de 4-5 metros dele, apenas recuperando na descida, na qual eu estava bastante mais solto.
Foi assim durante praticamente toda a corrida, até que na ultima volta notei que o Mário foi um pouco abaixo antes da subida. Ataquei, forte, sabendo que depois da subida vinha a descida e que se ganhasse alguma distância até lá, depois seria dificil ultrapassar-me. Assim foi, mas fui mesmo até ao limite para consegui-lo. Já está... 3º Lugar de Seniores.
O Bernardes (Carregueirenses) sempre na passada consistente durante toda a prova, foi sempre a cerca de 30-50 m. à nossa frente.
O Francisco Pedro (Carregueirenses) é de outra divisão (a par com o Francisco Luís), pertence aos "especiais", aqueles que ainda teimam em dar um pouco de classe superior ao nosso "campeonato de coxos". Foi o merecido vencedor, sem hipóteses para os restante, ficando no ar a curiosidade e interesse pelo duelo na próxima corrida entre o Francisco (Pedro) e o Francisco (Luís).
Francisco Luís que foi um dos grandes ausentes, a par do Nuno Sebastião, ambos infelizmente por motivos de lesão. Abraço aos dois e desejo-vos rápidas melhoras.
Estranhei também a ausência do Luís Cipriano (Fonte Grada), alguém sabe por onde ele anda?

Nota especial de atenção para o 2º lugar por equipas dos ("meus") Carregueirenses, que mesmo com excelentes resultados, inclusivamente obtendo os 3 lugares do pódio de séniores, ainda não conseguiram ultrapassar o Ponterrolense. Tá dificil, mas de facto as classes femininas continuam a oferecer demasiados pontos ao rival.
Mas tudo isto é o que ainda vai animando o campeonato, caso contrário aí é que era melhor realizar encontros/corridas de amigos e não chamar a isto "corridas de atletismo". Em comparação por exemplo com o campeonato de Loures..."isto" é uma brincadeira de meninos.
Já que falo nisso, parabéns ao Diogo Barradas pelo 5º lugar de hoje em St.º Ant. Cavaleiros e aos restantes Carregueirenses que participaram e honraram o clube.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Ponto da Situação do DUREZA

Ponto de situação deste blogue;

DUREZA sempre a crescer...

Actualmente com a média diária de cerca de 50-60 visitantes, sendo destes 50% oriundos de Portugal, 45% por irmãos do Brasil e 5% de outras nacionalidades, o DUREZA continua a crescer, cada vez mais perto de alcançar as 3000 visitas em apenas 4 meses (desde a data de activação efectiva do blog).
Obrigado amigo-leitor pela atenção dispensada.
Unidos pelo amor ao desporto e pela partilha de experiências.

 Inicialmente criado em Janeiro de 2010 e com destino a ser um blogue de crónicas e aventuras policiais pelas ruas do centro de Lisboa, não passou de uma mensagem inicial, em o início. Algo difusa e pouco consistente, no entanto, optei por deixa-la ficar neste actual DUREZA-blog de desporto.
A ideia era seguir com relatos policiais e ocorrências vividas nas Brigadas de Investigação Criminal, mais concretamente na 1ª EIC (centro de Lisboa) no período 1999-2010. Algo que ficasse entre um relato e um conto, uma crónica policial, facilmente transformável em argumento de um filme ou série de TV.
A mensagem inicial ficou colada a essa intenção...mas suspensa, "arrumada na gaveta". Dividido entre o sigilo profissional, apesar de apenas querer relatar casos já transitados em julgado e o desejo de partilhar aventuras do dia-adia de um policia das "brigadas".
 Enquanto pensava no rumo a seguir o tempo foi passando... mais aventuras por contar. Acreditem que tenho mais aventuras e desventuras para contar do que muitos filmes e séries de acção. A realidade supera a imaginação.

Mas não, no dia 13 de Outubro de 2010, ao voltar a escrever a palavra passe de acesso a este blogue a minha intenção era outra, tinha em mente a minha outra velha paixão, sim ainda mais velha paixão, maior do que a Polícia...o DESPORTO!
Quando comecei a escrever no Dureza nos moldes actuais, procurava mais uma espécie de registo pessoal de treinos, já por si muito fora do normal, visto fugir constantemente aos padrões de atleta específicos de uma só modalidade. Nunca procurei ser um guru do atletismo, um mentor do ciclismo ou um mourinho do boxe (aproveito para informar que o curso de treinador de boxe está para breve). A ideia é mostrar que o desporto é bem mais do que os normais padrões e leis dos "vencedores" e dos atletas profissionais.
Tal como pegou a moda dos ultramaratonistas, considero-me um ultradesportista.
A paixão por vários desportos e a vontade de vivê-los e senti-los de forma pessoal e intensa.

"O atleta meia-maratona deve ser magro" e o "pugilista esguio" e o "gajo do ferro hiperatrofiado"...mas porquê?
Posso correr num nível acima da média sem desejar ser uma gazela, dar K.O.´s a gajos muito "grandes e maus" sem ser um Tyson, "fazer ferro" e ter um corpo definido sem ser um "gorila"...ou fazer tudo isto e sentir-me apenas...bem!
Não é por um génio histórico do atletismo definir que a carga X de actividade física vai dar origem a um Overtreinning que ela o fará a todos. Porque para além do físico está A VONTADE, os objectivos, prazeres e resistência (física e psicológica) de cada um de nós.

A minha "costela" de instrutor/preparador físico e aluno universitário de Educação Física e Desporto e o deseja de partilhar métodos pessoais de treino levou-me a incluir planos de treino de várias modalidades (até agora atletismo, ciclismo, boxe e ginásio). Poderão haver melhor planos, esquemas ou rotinas, mas estes são os que EU faço. Não existe um único plano ou esquema de treino neste blogue que eu não o tenha feito pessoalmente.

E bem vistas as coisas, para aqueles fanáticos das estatísticas e dos números... nada mau. Um título nacional em ciclismo, um titulo regional em atletismo e experiência de prática de boxe num dos maiores clubes (e com maior historial) Europeus... o Sporting, ainda na era "FERRAZ".
Tendo em conta o público actual do DUREZA e que o numero de leitores tem aumentado consideravelmente, sobre tudo no "outro lado do atlântico", admito que os amigos desportistas do Brasil têm uma "cultura física" mais orientada para este tipo de treinos intensos de pura dureza e resistência até ao limite, logo, é normal que o numero de visitantes no Brasil supere o dos camaradas de Portugal.
Seja aqui ou no Brasil, espero que os meus planos e registos de treino sejam uma ajuda, sugestão e incentivo para a prática de desporto.
Um grande bem-haja a todos... e viva o desporto!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Treino de recuperação de forma física

Hoje fiz mais um treino na linha dos anteriores.
Após o período de inactividade tudo tem que ser feito com conta, peso e medida, longe da dureza que sempre me habituei. Porque a dureza futura tem que ter uma base consolidada.
Tudo parte de uma boa preparação/condição física.
Não se começa a construir uma casa pelo telhado, logo, há um longo e penoso trabalho pela frente de um atleta que sofreu uma lesão e/ou período de inactividade física.
A ideia é simples, após uma ou duas semanas de corridas de recuperação/reabilitação a 65%-75% da FCMax. é altura de começar a aumentar o nível/carga de/em esforço.
Procurei fazer 4 km´s iniciais dentro dos 70%-80% da fcm, seguido de 6 km´s a 90%-95% da fcm e 3km finais em corrida de recuperação, (dos quais, o 1º km a cerca de 60% da fcm e os restantes a 65%-70%).
Fraquinho...ainda muito controlado. Passo a passo!
I´ll be back!
:)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Plano de treino para bicicleta sobre rolos/ spinning

Plano de treino detalhado ao minuto.
Já o apresentei anteriormente, penso que terá sido o 1º que publiquei, no entanto este apresenta um melhor grafismo, tornando-se mais fácil seguir as diferentes fases de carga/intensidade.
Não tem nada de mais, é só imprimir (aconselho a plastificar) para nas primeiras sessões seguir o plano ao pormenor (até ficar interiorizado) e treinar.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ponto da situação

Finalmente obtive o resultado das ultimas análises. O Citomegalovírus já tá de abalada...
As defesas subiram e o foco de infecção já era. Os valores retomam aos poucos os níveis "normais".
Carta verde da Dra. Cristina Mendes para começar a actividade física normal, mas progressivamente.
UM mês parado! Totalmente, tal recluso em prisão domicíliária, pois não consegui obter no meu serviço os  "Serviços Moderados"...siga então de "baixa" (médica) para cima !
SÃO AS "INTELIGÊNCIAS/QUADROS DE COMANDO" DESTE PAÍS.
Bom, mas o pior já passou e adianta agora começar do 0 (zero)!
Ponto da situação:
  • 36 anos
  • 80kg (perdi 4 kg...suponho que de massa muscular)
  • 1,72m de altura (se não encolhi entretanto)
E para referência futura, fiz um mísero treino de 10km que me mostrou o quanto estou em baixo de forma:

Antes deste treino já tinha efectuado 3 corridinhas de 10 km a 60%-65% da FCmax., sem olhar a médias de ritmos e/ou tempo de corrida e após autorização da Drª Cristina, segundo a qual, depois de dia 16 (aquando das analises) altura que assinalava 1 mês de descanso físico, poderia efectuar actividades físicas mínimas/moderadas (visto os valores das análises anteriores já não serem tão alarmantes como nas 1ªs).
Fiz esses "treinos" apenas para não atrofiar os músculos, pois quem pratica desporto regularmente sabe o que são as dores da inactividade muscular.
O que custou foi começar, agora é passo-a-passo, dia-a-dia...
Haja Dureza ...e paciência! ;)

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Plano de treino para bicicleta sobre rolos/spinning

1H15 de treino de spinning-bicicleta sobre rolos
Plano detalhado, como já é meu habito de sugerir, com indicação ao minuto das acções a efectuar.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Sugestão para treino de Domingo

Os 2 km de recuperação (após 15km de corrida) poderão ser substituídos por 10´de corrida de recuperação em "círculos" na mesma zona, se for num relvado tanto melhor. Descalço...melhor ainda!
O importante é diminuir os batimentos cardíacos e fazer a recuperação muscular para que no dia seguinte não se sinta cansaço muscular.
Amanhã dia de corridinha habitual de Domingo para muitos, dou como sugestão este treino de 15km.
Com a opção de fazê-los com 2 pesos de 0,5kg, o que vai obrigar a uma acção mínima mas constante dos membros superiores, de forma bastante completa e natural. De facto, vai exigir a intervenção de bíceps, triceps, deltoide, trapézio, dorsal, abdominais, antebraço...tudo, e com esta carga extra (1kg) não existe grande sobrecarga dos tendões, ligamentos, articulações e/ou da coluna.
Experimentem esta sugestão de DUREZA.
Força pessoal.
Bom Domingo!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Alongamentos após treino de BTT / ciclismo de estrada


Sugestão para alongamentos após um treino de bicicleta (BTT /ciclismo de estrada).

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Errata

Por lapso e só hoje reparei, no plano para Meia-Maratona publicado a 15 de Janeiro de 2011, mencionei que FCM era a Frequência Cardiaca Média, quando, como sabemos, trata-se da Freq. Card. Máxima.
A "média" que queria referir era a Zona alvo-média de um treino.
O texto foi corrigido, fica apenas aqui o mea-culpa,  mas de facto, o erro passou totalmente despercebido.

Plano de treinos para Meia-Maratona

Plano de Treinos para MM de 7 semanas- 4 treinos p/ semana.
O treino na última 6ªFeira é opcional
Plano semelhante ao apresentado anteriormente, mas apenas nas distâncias p/ treino, a fcm é completamente diferente.
A recuperação é relativamente privilegiada nesta sugestão.
Se o plano anterior era algo pró-DUREZA, este é mais pensado terra-a-terra, de nível avançado...mas mais soft e "politicamente correcto".
Digamos que o anterior é o que já fiz pessoalmente e este é o que aconselho a ser feito.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Plano para 5 Semanas: 4 treinos p/semana sendo 3 em Ginásio

CC-corrida contínua/running outdoors- 15 km  (75%-85%fcm)
Plano de treinos para 5 semanas, cada uma delas com 4 dias de actividade física, sendo 3 destes em GINÁSIO, com tendência para a vertente (pró-) boxe.
GI

Com os mesmos 3 esquemas/dias de treino em ginásio, deixo agora a sugestão para 4 treinos p/ semana.
 Procurei não alterar o plano de treino de cada sessão/dia, pois esses 3 modelos de treino em ginásio são uma verdadeira mais-valia para fugir aos habituais treinos de "ferro" (musculação) e um complemento para rotineiros treinos de corrida.
GII

GIII

Este plano de treino (mas sobre tudo o que apresentei para 5 treinos p/semana) é uma sugestão que faço quer para os "homens do ferro" procurarem variar um pouco a rotina dos seus treinos, pois a grande maioria pouco aquece e  muito"carrega", quer como reforço muscular para os comuns "peninhas" do atletismo, que pesar de possuírem uma capacidade física superior (a nível cardio-respiratória) apresentam uma estrutura física pouco harmoniosa (pernas poderosas mas o restante pouco definido), e, para ambos os casos, serve como uma variante à monotonia dos treinos a que estão habituados.
O dia de corrida outdoor é o percurso de maior distância (15 km).

» 4 dias de DUREZA semanal «

sábado, 12 de fevereiro de 2011

O segredo: Treinos de Recuperação.

Hora de Revelar...O SEGREDO:
- Pois bem, muitas e muitas...mas muitas vezes mesmo, amigos, colegas e companheiros de corrida têm-me dito que não acham normal a intensidade das minhas "cargas" físicas e/ou volume de treinos intensos. Pois bem,  de facto...não o é.
E apenas acho que devo revelar "o segredo" (claro que deve ser lido em tom de brincadeira) de uma super-resistência, porque me vi confrontado com um amigo de longa data, ex-ciclista profissional, que me disse que (na sua opinião) alguns leitores poderão achar-me um "trambolho" de inteligência diminuída, sobre tudo para alguém com alguma formação académica nesta área, justamente devido à exagerada carga física à qual me (auto) sujeito.
A única maneira de conseguir cumprir treinos intensos, mesmo sendo de áreas distintas (atletismo, ciclismo, boxe, etc...) sem entrar em overtreinning  e uma consequente quebra física é... treinos de recuperação!!
Este tipo de treino, após um dia de intensa de actividade física (séries, etc...), vai permitir a recuperação muscular (e em especial o coração) e criar uma base fundamental para uma boa ou melhor forma física.
São treinos algo monótonos, em que a actividade física (normalmente corrida contínua) pode ir dos 55% da fcm até ao máximo de cerca de 70% da fcm, sem stresses e/ou preocupações, daí nunca ter achado necessário menciona-los anteriormente...sendo este o blogue DUREZA!
A recuperação não será DUREZA, será um Pós-DUREZA, mas essencial para a continuidade da mesma, sem corrermos o risco de um dia...puf! Berrou! A máquina avaria.
Segredo...não o será como é óbvio, não me tomem é por URSO!  :)

Já que falei nestes Treinos de Recuperação fica o compromisso de que brevemente vou dar 2 ou 3 exemplos simples de modelos de TR´s como sugestão a seguir.
Recuperação...a bem da DUREZA!
Obrigado Bruno Pereira...grande abraço!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Plano para 5 Semanas: 5 treinos p/semana sendo 3 em Ginásio.

CC-corrida contínua:
CC1- 12Km running outdoors (75%-85% fcm)
CC2- 15 km running outdoors (70%-80%fcm)




Plano de treinos para 5 semanas, com 5 dias de actividade física, sendo 3 deles em GINÁSIO.







Plano para cumprir com 3 dias em ginásio (assim até se paga uma prestação mensal inferior e tudo) + 2 de corrida ao ar livre.

Este plano é para aqueles que pretendem variar um pouco o seu treino actual e experimentar outras opções.
Faço esta sugestão de 3 dias em ginásio sem ser propriamente um treino de musculação (longe disso) com mais 2 dias de "pura" corrida.
É também para aqueles que habitualmente se dedicam ao "ferro" mas que pretendem desenvolver a capacidade "cardio" e melhorar a sua preparação física.
A frequência cardíaca média (fcm) em corrida (quer seja outdoors quer seja em passadeira) e/ou o spinning poderá variar dependendo do nível de preparação do atleta e/ou objectivos.
------------------------------------
De referir ainda que, os dias de actividade e/ou descanso são, tal como o plano em si, uma sugestão a seguir, o Sábado é escolhido quase como folga obrigatória, pois para muitos como eu, pretendem ter um dia de descanso e dedicado à família, sobre tudo quando se trabalha por turnos e quando a folga coincide com o fim-de-semana.
O treino de Domingo, é para sair da cama cedinho, típico treino matinal dos Domingos, dar a corridinha e depois desfrutar o resto do dia com a família.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Treino de Dureza- em Ginásio III

O treino em ginásio que recomendo é este: 
Efectuar 10 km de passadeira, num ritmo de entre os 12,5km/h e os 15km/h, conforme marcam as passadeiras, no mínimo com a inclinação de + 0,5%.
Não é necessário efectuar grandes inclinações porque nestes treinos de ginásio a ideia de correr na passadeira é como suporte de interiorização da intensidade/ritmo da passada. Habituar as pernas a um ritmo certinho e intenso. Os trabalhos de força e variações de inclinação do terreno fazemos nas corridas ao ar livre, nos dias de desporto outdoor.
Como referi há dias, a ideia é cumprir três treinos/dias em ginásio e dois de corrida livre, o que é o ideal para quem dispõe de 5 dias por semana disponíveis para treinar.
Nos dias de corrida outdoor, deverá ser efectuado um treino "longo" de 15 km (a cerca de 80%/85% da fcm) e um outro de 10/12km (a cerca de 85-90% da fcm).
Para quem apenas dispõe de apenas 4 dias por semana para treinar, o dia de corrida livre deverá ser o treino com o percurso de 15km, normalmente ao Domingo.
------------------------------------------------------
No treino de hoje, também ele de inclinação pró-boxe, executamos exercícios específicos e intensos de abdominais e apenas 3 exercícios de "pernas", sem puxar muita carga (pois vamos efectua-los já com os 10km em "cima"), é mesmo para reforço muscular, após a corrida na passadeira e dos habituais alongamentos que por lapso não mencionei no plano, mas que está sempre na rotina de pós-corrida.
Alguma vertente empírica dirá que os exercícios de força deveriam ser efectuados antes da corrida, eu contraponho, pois a ideia é tirar rendimento primordialmente da corrida e então depois reforçar a massa muscular, tal como no atletismo se executam os exercícios de técnica de corrida...depois do treino de corrida em si.
 As séries de saco-de-boxe é o normal...mókada no saco durante 3 minutos ( x 7´series), intervaladas por pausas de 30 segundos. Usar luvas de saco...claro!

ps- Falta então publicar os planos de treino semanal para 4 e 5 treinos/semana, sendo 3 de ginásio e 1 ou 2 de corrida outdoor, consoante os casos.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

ExpoMOTO 2011- Batalha

De 05 a 13 de Fevereiro de 2011, no Exposalão da Batalha, decorre a EXPOMOTO – Salão de motos e acessórios.
Poderão perguntar: - "Mas porque haveria um blogue sobre desporto recomendar uma exposição de motas?"
Pois bem, se não bastasse o facto de que "Duro que é DURO...anda de mota", nesta exposição é possivel olhar de perto a Yamaha "n.º 4", na qual o Português HÉLDER RODRIGUES, alcançou o 3º lugar no mítico Rali DAKAR 2011. Dureza maior não  há!
Parabéns ao Hélder Rodrigues por tal enorme feito. É um orgulho ver a Bandeira Nacional no pódio de um DAKAR.
Se tal não bastar por si só, temos ainda a hipótese de observar de perto a Yamaha de Moto GP, a "99" de Jorge Lorenzo.

# # # ......# # #...... # # #...... # # #......# # #
A entrada custa € 5 , mas os menores de 12 anos não pagam.
As grandes ausentes deste salão são a Triumph e a Ducati, duas marcas emblemáticas que apenas poderão encontrar por mero acaso, perdidas algures na zona das motos usadas para venda. Excepção de uma Ducati Multistrada exibida num stand de conhecidos GPS´s.

Mais info Aqui

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Plano de Treino- DUREZA em Ginásio II

Plano de treino para ginásio, tal como o anterior, com uma importante fase inicial de aquecimento com exercícios de flexibilidade. Os tais exercícios com barra são os mesmos que descrevi anteriormente, estilo "base 2" da "Tropa".
Este plano é destinado para o dia de costas-triceps, isto apesar de pessoalmente preferir costas-biceps e peito-triceps.
Para evitar a rotina/monotonia das corridas, cumpro um final de 30 minutos de spinning, como componente cárdio.
-----------------------------------
Estes 2 planos de treino em ginásio, juntamente com mais dois dias de treino, um dia de ginásio em que se dedica exclusivamente a abdominais e pernas( +corrida e boxe) e um outro de corrida ao ar livre, resulta num incrível plano de treino semanal. Quatro dias de treino, mas treino completo. Força, resistência e cardio...com fartura.
Falta portanto publicar o 3º dia de treino em ginásio, de abdominais/pernas-corrida/boxe, num total de 3 dias de treino em ginásio e mais 1 de corrida/running ao "ar livre". É um plano de 4 dias de treino semanal que pretendo publicar, seguido de outro para 5 dias de treino semanal, 3 de ginásio + 2 de corrida/running ao ar livre, sendo este o que habitualmente cumpria...e pretendo voltar a efectuar mal esteja recuperado.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Plano de Treino- DUREZA em ginásio

Plano de treino dos meus favoritos e dos que habitualmente executava em ginásio.
Com uma parte de aquecimento geral e exercícios com barra, ocupa 1/4 da importância do treino, sendo já parte da preparação física em si. Os exercícios com barra é ao estilo da "Base 2" da tropa. Com flexões-extensões do tronco, braços, torções laterais do tronco, etc...
Pessoalmente, prefiro fazer "peito-triceps" mas o mais usual no "pessoal do ginásio" é executarem "peito-biceps" conforme o aqui indicado.
Já que eu não posso treinar por uns tempos, convido-vos a realizar um dos treinos em ginásio que mais prazer me dá de fazer.
É DUREZA mesmo!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Calvário

Finalmente sei o que raio se passa comigo.
Está explicado o porquê do meu declínio físico progressivo e quebra de rendimento físico dos últimos tempos...o cansaço, a falta de ar e de power nos últimos treinos e corridas. As análises e baterias de testes revelaram...tenho uma infecção (com incidência no fígado) devido a um CITOMEGALOVÍRUS
O que é isso?
- A infecção por citomegalovírus é uma afecção viral que pode ser adquirida antes de nascer ou em qualquer momento após o nascimento.
O citomegalovírus encontra-se em toda a parte. As pessoas com infecção activa podem alojar o vírus na urina ou na saliva durante meses.
 As crianças que passam muitas horas em instituições como escolas ou creches costumam transmitir o vírus uns aos outros.
Entre 60 % e 90 % dos adultos tiveram já uma infecção por citomegalovírus em algum momento, apesar de em geral não ter manifestado sintomas.
Usualmente, os que contraem a infecção depois de nascer e albergam o vírus não apresentam sintomas. Contudo, uma pessoa saudável que fique infectada pode sentir-se doente e ter febre. Se um indivíduo receber uma transfusão de sangue que contenha o citomegalovírus, os sintomas podem começar duas a quatro semanas mais tarde. Estes incluem febre que dura de duas a três semanas e algumas vezes inflamação do fígado (hepatite), possivelmente com icterícia. O número de linfócitos, uma variedade de glóbulos brancos, pode aumentar. Ocasionalmente aparece uma erupção cutânea.

Uma infecção não costuma ser tratada, pois regride por si só.

O citomegalovírus (CMV) é um vírus relacionado com o grupo dos vírus do herpes e que após uma infecção primária, torna-se latente, podendo ser reactivado. O vírus é muito comum e pode estar presente em todos os órgãos do corpo e nos fluidos corporais
----------------------------------------------
O companheiro de corridas Nuno Sebastião também sofreu desta doença no ano passado se bem me recordo. No entanto, não sei quais foram as indicações para acelerar a recuperação, mas para mim, a Dra. Cristina Mendes foi bastante clara:
- Há sempre um risco elevado de adquirir uma arritmia ou lesão cardíaca após a doença, pois pode verificar-se danos a nível dos tecidos musculares e deixar mazelas a longo prazo.
-Existe ainda o risco de rompimento do baço e também o risco de morte súbita aquando de um esforço físico intenso...
Por isso...é um PAROU!
Não sei se terá exagerado, pois ela sabe da minha tendência natural para exagerar na carga física e intensidade dos treinos...mas nas pesquisas que fiz não vi nada sobre o que atrás referi. Na dúvida...prevalece o descanso.
-------------------------------------------------

Tenho pena ter falhado o Cross de Ponte do Rol e a Corrida do Fim da Europa...mas é a vida.
O puto Fábio foi à aos 17 km do Fim da Europa por mim...com o meu dorsal e correu em minha representação. Ficou em 629º lugar da geral, com o tempo de 1h25´57. Cerca de mais 11 minutos do que pensava realizar caso fosse. Para a próxima será melhor. Abraço amigo!

Parabéns ao amigo TAVARES pelo seu tempo de 1h16´41 e 272 º lugar da geral.

Classificações do XXII GP Fim da Europa aqui