DUREZA

"It´s better to burn out than to fade away"

sábado, 29 de janeiro de 2011

Plano de treinos de BOXE para 8 semanas

Plano de treinos baseado na preparação física para BOXE, para 8 semanas, 4 vezes por semana.
Os exercícios variados são inicialmente exercícios:
Em corrida:
- Corrida lateral, sprints no mesmo local, "abaixamentos", saltos em elevação, corridas várias;
- "Apanhar do chão", "arranhar as nuvens", deitou-levantou, "deitou-10 extensões/flexões-levantou", rotação dos braços à frente e atrás. Procurar variar exercícios, mas sempre procurando incidir na mesma base.
Seguido de exercícios em descanso-activo:
- Aquecimento específico- Rotações do pescoço (tb o "morder-o-ar"), rotações do tronco, rotações específicas (pulsos, cotovelos, joelhos, etc...).
Incluir final com abdominais ( 5 séries de 20-30) e lombares (flexão/extensão do tronco sentido antero-posterior), podendo ser alternados entre si ou alternados com extensões/flexões de braços.

Se for treino em grupo seguia-se os jogos a dois, ("pica-miolos", "pisa-pés", etc...) e no final de toda a sequência destinada para dias de treino de boxe puro, incluir 3 a 5 séries de luvas entre os 2 atletas.
---------------------------------------------
Plano de treino para atletas experientes que habitualmente praticam apenas corrida/atletismo, mas que pretendem variar o tipo de treino e/ou tipo de preparação física.
Plano que respeita a transição, contendo inicialmente uma maior carga de corrida seguida de uma diminuição da mesma, até à conversão total em plano de preparação física à base de boxe, também ele com uma componente de corrida, essencial para essa consistência.
Plano para 4 dias de treino para 8 semanas, futuramente vou publicar para 5 dias de treino, de transição, mas também de continuidade, com base na preparação física de boxe.
Repito preparação física à base de boxe...não preparação física específica para pugilista/boxeur, que fazem jogos/combates, pois para esses a "guerra" é outra, o treino terá que incluir outros exercícios e jogos a efectuar com apoio/treinador ou com outro atleta (p/ex: as luvas, pica-miolos, pisa-pés, plastrons, etc...).
Como é sabido, a preparação física baseada/direccionada para o boxe é por excelência bastante completa, pois temos a base de corrida/cardio geral, os saltos à corda-cardio específico, exercícios gerais de reacção rápida, reforço muscular (exerc. com pesos), incidência especial no reforço da musculatura abdominal e lombar.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Motivação

Eis a melhor maneira de explicar a importância da MOTIVAÇÃO na vida de um desportista:
A motivação pessoal, é "aquilo" que nos faz sair de casa em dias de chuva para dar uma corridinha e é importantíssima para a evolução de um atleta.
Devemos idealizar objectivos a curto, médio e longo prazo e ganhar forças para enfrentar cada dia, cada obstáculo, como se de uma batalha se tratasse. Batalha esta que tem que ser ganha!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Mais alongamentos para corredores

Mais uma sequência de alongamentos para depois da corridinha, desta vez algo mais completo.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Registo de treino - 23JAN11

Treino do dia
local: Serra da Amoreira- Odivelas
hora:19h
Temperatura: 6º
Completei 15500m num percurso composto de 45% subidas, 45%descidas e 10% rectas, já a pensar nas provas do fim-de-semana.
Não estou bem é um facto, a média de 4´54/km não me dá grandes esperanças para os objectivos pensados há 2 semanas, antes da hematuria.
A confiança é muito pouca, parei aos 30´para ver cor da urina...tal é o receio.
Mas nem tudo é mau, o corpo aguenta a distância sem grande dificuldade e nem fiquei muito cansado ou desgastado, mas não estiquei muito. A frequência cardíaca foi alta devido à inclinação acentuada das subidas, nas quais cheguei a fazer médias de 6´45/km tal era a "parede".
E na altura de puxar, seja a subir ou a descer...o receio ataca novamente.
Objectivo para as 2 provas: Dar o meu melhor...pois claro.
Melhores dias virão.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Plano de Treino Semanal - 22 a 30 JAN11

Plano para os próximos 9 dias, visto ter estado parado durante uma semana e o "desafio" de 2 dias 2 provas se aproximar, vou apertar estes próximos dias e depois aliviar novamente (a nível de corrida) com mais "ferro" e menos carga física.
--------------------------------------------------------
Como tinha dito, hoje (ontem) dia 21JAN11 fiz a minha primeira experiência depois da aparente hematuria de esforço, aparente porque a ecografia correu bem, mas faltam ainda resultado de análises.
Sempre cheio de medo que voltasse a acontecer, parei umas 2 vezes para controlar a cor da urina...uf! tudo OK!!! Siga...
- Vá-lá...correu bem.

Sinto alguma falta de ar a correr em "altas" devido à pausa forçada e a uma pequena constipação/sinusite.

Aliás, pior do que estar em baixo de forma como estou, pior do que a dor incómoda debaixo do tornozelo da perna direita que ainda sinto, é o receio constante (durante a corrida) de que tudo volte a acontecer mais uma vez.
É como começar do 0, calma...ganhar confiança aos poucos...e voltar à DUREZA!!

Hematúria de Esforço

Hematúria é o nome que se dá a presença de sangue na urina.

"A hematúria pode aparecer após esforço físico intenso e costuma não ter nenhum significado clínico. Sangramentos em jovens, sem outros sintomas ou sinais associados e sem alteração da creatinina, também costumam ser benignos e devem ser apenas acompanhados periodicamente, assim como hematúria transitória. "- Dr. Pedro Pinheiro.

Segundo o Dr. Rodolfo F. Forster
"Como é do conhecimento geral, o exercício físico é de grande valor na profilaxia das doenças coronárias, respiratórias, vasculares e cerebrais, na redução do peso corporal, no controle da diabete entre outras.
Entretanto, com a difusão do conceito de que “correr faz bem a saúde”, um grande número de pessoas iniciam exercícios físicos sem o conhecimento mínimo das possíveis complicações que poderão advir da falta de moderação nos exercícios.
Dentre essas complicações, estão as do sistema genito-urinário, a saber:
hematúria (sangue na urina), hemoglobinúria e miohemoglobinúria (urina de cor marron), orquites e epididimites (inflamação dos testículos), torção do testículo em jovens, rotura do testículo e incontinência urinária de stress (perda de urina aos esforços físicos).


Hematuria – O sangue na urina pode aparecer por litiase (pedra) preexistente no rim, bacinete ou uréter que traumatiza o urotélio normal, durante o exercício físico, produzindo sangramento que será eliminado com a urina.
Outra causa da hematúria é chamado traumatismo de bexiga em corredores de longa distância ou hematúria dos 10.000 metros
.


O Dr. Blacklock observou sangue na urina de jovens envolvidos em exercícios físicos pesados nos serviços das forças armadas de Inglaterra.
Em oito de dezoito pacientes sem lesões do sistema urinário superior (rim e uréter) foram identificados contusões de bexiga em cistoscopias após os exercícios. Os pacientes eram invariavelmente corredores de 10.000 metros (ou mais) e hematúria, sem dor, foi uma ocorrência ocasional e verificada na primeira micção após a corrida. Em todos os casos, apesar da hematúria ser profusa e com pequenos coágulos, a urina se tornou clara após 24 horas de repouso, porque a lesão é superficial e regride espontaneamente.
Os exames cistoscópicos demonstraram contusões localizadas na parede da bexiga com perda de urotélio durante as 48 horas após o evento. As lesões eram mais acentuadas na parede supero-posterior da bexiga e desapareceram rapidamente.

Essas lesões parecem ser causadas por repetidos impactos da flácida parede da bexiga contra a base vesical, de estrutura relativamente fixa e muito mais espessa. A força de uma crescente pressão infra-abdominal, pelo exercício físico, força a parece posterior da bexiga contra a base (chamada trigono vesical) provocando o traumatismo.
Quando a hematúria não ocorre, há presumivelmente urina suficiente dentro da bexiga para agir como coxim hidrostático que impede o traumatismo.
Para evitar esta ocorrência seria necessário beber líquidos antes da corrida ou omitir esvaziar a bexiga totalmente neste período, porém, nenhuma destas medidas é facilmente aceite por atletas dedicados."

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Um pouco de Anatomia

Quando tive a lesão nos gémeos e sobrecarga do solear deparei com a seguinte dúvida de um colega: - "Que raio de cena é essa de Solear páh? "
Segundo ele, os únicos tecidos que conhecia naquele local eram os gémeos e um pouco mais abaixo...o Tendão de Aquiles.
Um destes dias, lembrou-se e perguntou: - "Então meu, tás melhor do Solear? ehehehe"
Esse risinho parvo inspirou-me a colocar hoje aqui esta imagem.
Sim, o Solear existe e está bom de saúde.
ps. Amanhã estou a contar fazer o meu primeiro treino depois de uma semana de interregno devido à hematuria de esforço (em princípio foi mesmo!!) de dia 14JAN11.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Novo convite

Os Carregueirenses O Grupo Desportivo Recreativo e Cultural "Os Carregueirenses", da Carregueira - Ventosa, Concelho de Torres Vedras, convida todos os praticantes de desporto do concelho a participar nas provas/competições do Campeonato Municipal de Torres Vedras de Atletismo de “estrada e corta-mato” e Campeonato Municipal de Torres Vedras de Atletismo de “pista", juntando-se a este nobre projecto.

Mais do que campeões, procuramos formar verdadeiros vencedores, paladinos do verdadeiro espírito e consciência desportiva de “fair play” e a implementação de uma vontade constante de auto- aperfeiçoamento, evolução e polimento de carácter em cada atleta, factores estes que poderão vir a ser cruciais no mundo de competição e desafios que nos rodeia.

Contamos já com mais de 30 atletas, de diversos escalões, de Benjamins B (6 anos) a Veteranos 5 (60 anos), de ambos os sexos, no entanto, apesar do grupo apenas ter iniciado a sua actividade a 18AGO09, o número de atletas tem vindo a aumentar, uma vez que as actividades físicas ministradas é de carácter gratuito e rodeada de um verdadeiro espírito jovial e salutar.
Como formadores podemos garantir o nosso compromisso total com o projecto, esperando apenas como recompensa que o nosso trabalho contribua para o afastamento dos jovens da prática de comportamentos desviantes ou de risco, os quais representam um real e enorme perigo para a sua saúde e integridade (física e mental).

No futuro, preferimos pensar que contribuímos para a formação moral nem que seja de apenas um jovem, afastando-o dos perigos que o rodeiam e de um futuro conturbado de delinquência e/ou droga, do que gabarmo-nos que “descobrimos” dez campeões nacionais.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Alongamentos

Alongamentos para depois de correr/atletismo.
Sugestão de 12 Alongamentos para executar após um treino de atletismo/running.
Exercícios de alongamento simples, de fácil execução individual/sem necessidade de auxílio de outro interveniente.
Pensado para demorar cerca de 10 minutos, para os muitos corredores que (tal como eu) não dispõem de muito tempo disponível para o treino diário, próprio para aliviar/descongestionar os músculos, tendões e articulações, após uma corridinha.
Tratam-se de alongamentos de nível básico, mas essenciais para uma boa recuperação muscular e prevenção de futuras lesões.
Futuramente irei sugerir outros exercícios ou outras combinações de exercícios, não só para atletismo mas também para boxe e ciclismo.
--------------------------------------------------------
Quanto à discussão empírica sobre relação entre execução de alongamentos e a redução de lesões, ou melhor, à não redução de lesões, sou bastante peremptório na minha opinião;
- Alongamentos antes do exercício não vai trazer grandes (ou quaisquer) vantagens a nível de rendimento e/ou prevenção de lesões, poderá sim melhorar a flexibilidade.
- Alongamentos após o exercício, descongestiona músculos, tendões e articulações, desde que feitos de forma correcta e sem excessos de extensão, melhora a flexibilidade e por aliviar/descongestionar o músculo acelera a recuperação, logo previne lesões futuras.

Se amanhã sair um estudo para além do feito pelo Dr. Stephen Thacker e seus "seguidores" que arrume de vez o assunto, ok, rendo-me aos estudos, mas jamais entregarei a taça, pois por experiência própria, a única vez (há cerca de 2-3 anos)que pensei pôr em prática essa teoria (de não alongar)...lesionei-me!
Uma coisa é certa, para os ditos corredores populares, ou seja, todos nós corredores do dia-a-dia, nunca se pôs qualquer tipo de dúvida sobre a importância e necessidade de efectuar alongamentos, basta correr, sentir, não apenas experimentar em cobaias e emitir um estudo todo pomposo. O que para mim é verde não é por ler um decreto que passa a ser amarelo.

Se a única vantagem que apontam para os alongamentos é o aumento da flexibilidade, pois bem, maior flexibilidade é fundamental para evitar lesões, como por exemplo as tendinites, ocasionadas pela constante repetição de uma elevada carga de treinos e um descanso insuficiente. Só por isso, vale bem a pena!
Aliás, quem teve necessidade de receber fisioterapia por ter contraído lesões musculares sabe, qual é (na maioria das vezes) um dos tratamentos essenciais?? -Alongamentos, pois claro!
Se isso não bastasse...diria, alongamentos sim, porque sabe bem alongar no final da Dureza!

sábado, 15 de janeiro de 2011

Plano de 7 semanas para Meia-Maratona

Atletismo: Plano de treino de 7 semanas, nível médio/avançado
Para 4 sessões por semana
Plano de treino para atletas que habitualmente já dão as suas corridinhas semanais (3-4x por semana).
A Frequência Cardíaca Máxima (fcm) de cada sessão é a zona alvo indicada, podendo em regra geral ser um pouco superior, no caso de atletas de nível avançado. E, ao criar uma zona alvo para Freq. Card. Média pode conter períodos/percursos com frequência cardiaca nos 90%/95%, compensados por outros de maior acalmia, justamente consoante o nível em questão.
Treino válido quer para aqueles que sempre tiveram vontade de experimentar uma Meia-Maratona mas nunca o fizeram, quer para os que já completaram uma ou mais "Meias", mas pretendem melhorar o tempo e a prestação.
Pessoalmente segui este plano após a "meia das Lampas", antes da "meia da Vasco da Gama", e, apesar dos percursos serem totalmente diferentes, "tirei" cerca de 8 min. no tempo final.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Treino de DUREZA em ginásio

Treino que digo desde já, só para homens de barba rija.
Não é para qualquer um.
Um total de cerca de 1620 calorias queimadas!
Ferro depois de um bom aquecimento geral do corpo, músculos e articulações.
Ginástica tipo "base 1 e 2" da tropa, com exercícios com barra de ferro.
Depois do "ferro" a corridinha.
A velocidade da passadeira pareceu-me distante da velocidade real, parecia ir mais rápido do que marcava no ecrã, mas prevalece o registo.
Depois 7 séries de 3 minutos de porrada no saco de boxe mais duro que por lá havia.
Perfeito...não! Azar!
Desidratei, não tive para ir bebendo água e o resultado é que no final urinei com vestígios de sangue.
Hospital!
Excesso de esforço, aliado a má hidratação e uma possível deslocação de detritos/pedra que se encontrava colada à parede ou a um vaso sanguíneo nos rins.
Isto primeira análise, agora lá para segunda ou terça análises mais profundas com médica de família.
Foi mesmo...DUREZA em excesso!!!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Registo de Treino

11JAN2011:
dispunha de 1h30 (banho e mudas de roupa incluido), pelo que, optei pelo básico.
Corrida, boxe, um "cheirinho" de carga no peito (pouca carga, mais reps) e uma sauna no final.
Pouca Dureza...mas pouco tempo também.

12JAN2011:
Percurso com bastantes subidas, piso de asfalto (80%) e calçada portuguesa (20%), com dois pesos de 0,5 kg.
Ritmo de 4´27/km...tendo em conta o percurso, não é mau, mas estava a apontar como alvo os 4´20/km, já a pensar na prova do "Fim da Europa".
Estou bastante lento...só de me lembrar que já fiz este percurso a 4´14/km, fico desanimado, pois claro que fico.
Pois, se pensava que estava ao nível da "meia da Vasco da Gama" Lx (4´21/km) ou dos 15 km das Linhas de Torres(4´06/km) estava muito enganado.
Haja Dureza nos treinos!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Recomendo e Convido todos a participar

Pois bem, eu e o meu amigo Tavares no fim-de-semana de 29 e 30JAN2011 vamos participar em duas provas distintas. Recomendo-as a todos os leitores e convido-os a participarem a nosso lado...ok, pelo menos na partida, depois podem "ir à vossa vida". Nós coxos vamos na nossa.

O "Corta-Mato da Ponte do Rol", dia 29JAN2011, pelas 15H00, organizado pelo GDRC Ponterrolense, a contar para o Campeonato de Atletismo de Estrada e Corta-Mato de Torres Vedras.Calculo que seja mais do habitual, cerca de 5km em carreiro de terra e lama, o já esperado "sobe-dum-lado-desce-do-outro", subida inclinada e descida acentuada, percurso com troços e curvas atulhadas de lama, especialmente a ultima antes da meta que torna todos os atletas que em cada volta que por ali passam em verdadeiros dançarinos de patinagem artística. :)

Por outro lado, com um parque desportivo e de lazer novinho em folha e recentemente estreado, também não é de descartar uma refrescante e agradável surpresa por novos "poisos". A ver vamos...

E dia 30JAN2011, o XXII GP "Fim da Europa"


Prova mítica de 17km, para 2000 participantes, com inclinações ao estilo da meia-maratona de S. João das Lampas e com uma descida final de vários quilómetros. Dureza mesmo!

Esta é já uma das corridas para "as massas" mas com o travo a desafio e aventura, a par da "meia das Lampas".

Inscrições aqui

------------------------------

Não porque queremos ser só uns "gandas malucos" mas...porque sim!

Porque sim, somos uns grandes malucos!

Porque sim, adoramos correr!

Porque sim, gostamos da "família" do Campeonato de atletismo de Torres Vedras!

Porque sim, queremos superar a corrida do fim do mundo e dizer: -" eu estive lá, eu dei o meu melhor!"

Por estes sins e por outros que agora da memória me escapam...sim, presente!

Não há treino...haja humor.


É d´homem!!

domingo, 9 de janeiro de 2011

Plano de treino semanal 10-16JAN2011

Segunda, terça e quarta encontram-se em dúvida por dois motivos;
Um, porque o meu Tiago está doente e com febres altas, o outro, porque piorei das dores no calcanhar direito.
Hoje, Domingo, planeava fazer um running/jogging lento de recuperação da prova de ontem e dos "malditos" ténis de bicos/pitons (que habitualmente massacram-me por demais os gémeos), mas não deu por esses mesmo motivos.
Esta dor incomodativa no calcanhar, ou melhor, na planta do pé abaixo do calcanhar, deve-se (suponho) a um "overtrainning" com excesso de carga/peso extra. Ultimamente (4-5 meses) tenho abusado dos treinos de corrida com pesos e nestas últimas 2 semanas tenho andado numa "espécie de caí-não caí". Pois bem, vou tentar recuperar antes que "caia" de vez com mais uma lesão.
Se ao voltar para o ginásio demonstro uma clara intenção de separar os exercícios de corrida dos exercícios de carga/força, espero agora não te-lo feito um pouco tarde demais.
Vou aproveitar o facto de muitos amigos (Cromos) me dizerem que estou magro demais ou que "mirrei"(acreditem que de magro não tenho nada), juntamente com a necessidade de descanso de uma pré-lesão. para diminuir a intensidade de treinos de corrida e aumentar no "ferro", boxe e spinning (como complemento cardio).
Após o cross de ontem o meu amigo Tavares teve oportunidade de olhar para o meu pé esquerdo e constatar que, ao contrario de muitos que dizem-se lesionados como desculpa/justificação para os maus resultados, no meu caso, quando me queixo é porque não está mesmo lá grande coisa. Por isso, estou mesmo a precisar de um "corte" na intensidade nas corridas, isto porque, como sempre disse, o meu objectivo principal não é ser um campeão de corridas, mas sim conseguir um compromisso entre a capacidade/preparação física (cardio) x físico/capacidade de impacto/combate (boxe/musculação), de forma a estar 100% apto para as exigências do meu serviço...e também, por satisfação pessoal.
Dureza!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Cross dos Reis- Carregueira, Freg. Ventosa (Torres Vedras)


Corrida de atletismo, puro "corta-mato" este "Cross dos Reis".
Duro, mesmo durinho.
Estava previsto serem 5km, tendo o percurso cerca 30% de subida, 20% descida e 50% de recta, mas com o temporal dos últimos dias ficámos reduzidos a 60% de subida e 40% de descida.
A subida de pequena inclinação, fácil até diria...até ao primeiro "cabeço", uma espécie de "muro" de terra com 2m. Depois seguiam-se cerca de 20 m. de pura lama em que os pés afundavam/soterrados à vontade um palmo, até novo "muro" de terra, este em estilo de 2 degraus (também em lama). Seguia-se cerca de 30m de lamaçal novamente, dando-se uma curva em 360º, com a lama...lindo!
Depois, novamente o percurso acima descrito mas agora a descer (uns metros ao lado), dava para tentar recuperar pois era uma descida quase "Kamikaze", não fosse a montanha de areia, também com cerca de 2m. de altura, que quebrava totalmente o ritmo de descida e recuperação.

Distância (Garmin):Prova Principal Jun, sub23,sén, vet I e II.
4 130m. 1 volta curta e 6 grandes.
Classificação Seniores:
1º Luís Francisco
2º Luís Cipriano
3º João Bernardes
Bruno Clemente
5º Rui Pinheiro
----------------------------
De referir que, Os Carregueirenses continuam com a "malapata" de não conseguir o 1º lugar de equipas, por este ou aquele motivo. Segundo lugar por equipas, pois! A poucos pontos do Ponterrolense. Desta vez não entendo muito bem como...mas ok!
De apontar a má/péssima organização da prova, sem culpa para Os Carregueirenses, pois entregaram a organização à "JMB" (se não me engano).
Apesar dos elementos da organização serem os já habituais na grande maioria das provas do Campeonato de Torres Vedras, foram constatados diversos erros, de salientar:
- Má marcação do percurso na zona mais elevada o que levou a alguns populares invadirem a pista com as suas viaturas (apesar de corrigido a tempo);
- Falta de "fitas"de demarcação do terreno e coordenação dos meios, o que levou a um atleta (por acaso da "casa") que seguia isolado no 1º lugar a seguir destino errado e assim a terminar em 5º. Isto porque bastava na ultima volta, esticar uma fita de 20m a encerrar o percurso e encaminhar os atletas para a meta.
- Aparentes enganos em uma ou duas classificações, segundo erros detectados pelos participantes.
Ouvi alguém dizer que a corrida do ano passado foi bem melhor... e (quanto a mim) foi mesmo!
Foi a primeira, organizada e controlada pelos totalmente mas dedicados amadores locais.
Sem erros...sem espinhas.
Este ano com profissionais (mesmo que em part-time)...podia ter sido melhor.
-----------------------------
Quanto à minha prova:
Cumpri os 4130m. em 18´59´´, a 4´36/km. Foi o possível...dadas as condições do piso e o percurso/trajecto irregular.
Como dos mais pesados do pelotão devo dizer que estes crosses em lamaçais não são bem o meu estilo.
Sabem bem?
- Sabem!
É DUREZA?
- É sim senhor!
O problema é que o pessoal mais pesado "afunda" ainda mais na lama, derrapa mais e quebra mais com os cabeços/muros de terra.
O meu erro foi seguir 2 voltas na cola do Luís Cipriano...estourei!
Depois fui como podia. Havia sítios em que os ténis pareciam querer ficar enterrados na lama.
Gostei da dureza da prova. Melhor que todos os crosses até agora, justamente pela Dureza, fez-me lembrar os bons tempos do exército e da tropa. :)
Fiquei muito desanimado, para além do cansaço claro, quando o Mário Santos me passou. Tentei ir atrás dele para atacar no final, mas nada...sopa, nada, já não tive gás nem sequer para o acompanhar.
Surpresa das surpresas é que desta vez que o Mário me "papou" e deu um verdadeiro "baile", acabando com cerca de 100m de avanço, já não é sénior...passou para Veterano I.
Parabéns pela vitória amigo Mário e parabéns também pela "idade" (ehehehe tas mais velho e não sabias). Um abraço!
Abraço também para o colega (de serviço e de equipa) e amigo Alexandre Tavares, com a sua primeira participação nestas andanças, com um respeitavel 6º lugar que tem um "travozinho a ouro" pois foi bastante regular ao longo do percurso, sem cair em grandes excessos iniciais e logo numa das provas mais duras e difíceis que me lembro. Ficaste à frente de pessoal já batido nestas provas. Agora é só apareceres nas próximas e evoluir.
Foi DUREZA mesmo!!!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Plano de treino de bicicleta sobre rolos/spinning

Plano para treino em bicicleta sobre rolos/spinning, duração 75 minutos.
Legenda:
» Progressão para (aumento dos bpm)
bpm - Batimento (cardíaco) Por Minuto.
« Regressão para (diminuição dos bpm)
O final de 5´30´´ poderá ser curto para o esforço do atleta, mas a finalidade eram os 75´de treino, pelo que, caso disponha de mais tempo poderá acrescentar mais 5´de recuperação na parte final.
----------------------------------
Mais um plano para treino de bicicleta sobre rolos, aplicável também em bicicletas de spinning.
Como sempre é de nível avançado, pois estamos a falar do blogue Dureza...
Optei por uma descrição ao longo da linha de tempo, detalhada, pois é comum certas tabelas de planos de spinning induzirem a erro nas partes das séries, na relação sprints/descansos.
Os planos de bicicleta sobre rolos podem parecer todos muito semelhantes ou até idênticos, mas é sempre possível introduzir variações que fazem a diferença, dependendo do objectivo de cada treino.
O mais fácil e comum, conforme já reparei em muitos amigos, é fazer 5 minutos em cada tipo de andamento/resistência (tipo 5´em leves, 5´médio, 5´pesado, etc...) alternando depois entre si. Outros focam apenas em períodos de permanência em determinada zona frequência cardíaca(tipo 10´a 75%, 15´a 80%, 20´a 85%, 5´a 90%, etc...) ou a simular um contra relógio de 30-40KM´s (tipo aquecimento de 10´seguido de 50-60´de pedalada forte e rápida, sempre perto dos 90% de FC). Tudo isto é válido, dependo dos objectivos pessoais.
Dureza nisso!
-----------------------
De registar ainda uma já "normal" alteração ao plano de treinos semanais.
Ontem não deu para treinar (descanso) e hoje (ontem- 5ª feira) fiz este spinning.
Amanhã estava previsto descanso, mas vou fazer apenas "ferro" no ginásio (já que paguei...né?!)

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Registo de treino 03/04JAN2011

Devido um imprevisto, tive que alterar/trocar os treinos programados de Segunda e Terça.
Registo de treinos:
Segunda-Feira 03JAN2011.

*Eu sei, eu sei, os tempos são vergonhosos, mas por causa do percurso...digo eu!!

Apesar de ter trabalhado a noite inteira e dormido quase 5h tive que antecipar o programado para 3ª-Feira.
Durante o aquecimento apercebi-me que não tinha power para as típicas séries de 300m. (nem para rampas) pois faltava-me o "gás" e o descanso, pelo que, optei por efectuar séries de 1000m, não como séries normais de velocidade, mas como um período de aumento de cadência no decurso do meu habitual percurso de 13400m. Assim, em vez de fazer o percurso num passo médio, consegui fazê-lo com a junção de períodos mais rápidos, intercalados/intervalados com descanso de curto.
Assim sendo, após 4km de aquecimento, efectuei 7x 1000m. a cerca de 92% de FQM, com um descanso curto de apenas 1´. Fiz portanto um "jogo" entre distância-frequência cardíaca, uma vez que o percurso irregular não me permitia fazer as séries normais tendo em vista a velocidade-distância.
De referir que, a discrepância entre os tempos obtidos se deve justamente devido ao trajecto irregular, com subidas extensas à mistura, isto com excepção da ultima série...porque já estava queimado!! :)

Terça-Feira 04JAN2011

O treino de regresso ao ginásio, quase 6 meses depois, tem que ser com alguma calma.

O spinning foi "curto" pois o tempo não deu para mais.

No "ferro", menos carga, caso contrário daqui a 2 dias não me mexo (para quem não sabe, o efeito é retardado). Mesmo assim, não sei não...acho que abusei no peito.

Mas Dureza é isso mesmo!!!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Plano de treino semanal 03JAN11 a 09JAN11

Pois é, decidi voltar ao ginásio.
Tentar apertar a carteira (ainda mais) e voltar para a Dureza do "ferro" e do ginásio.
Não vou para ficar "grande", porque mesmo ao fazer musculação tento sempre não usar muita carga/peso, mas sim cumprir o numero de séries (4) e repetições (15-12). Mesmo com pouca carga fico sempre bem "bombado" ;) .
Depois, ginásio não é sinonimo de "ferro puro", há o belo do spinning (em bike própria, não aquela de "gaja" em forma de "V"), sacos de boxe (viva!!), passadeira, maquina de remo e elíptica.
Larguei o ginásio em Julho e desconheço os preços actuais, mas com os aumentos deste ano... coisa boa não me espera!!!
Ai-ai...onde é que um gajo pode "cortar" mais nos gastos?
Vamos ver...
-------------------------
Outra coisa, o cross de sábado não vai ser fácil. Puro cross/corta-mato...na dureza mesmo!
Pior mesmo é estar a semana toda a fazer o turno da noite (4 noites até Sábado), vou andar "abananado" como é habito, mas a juntar às bolhas de sangue novas que ganhei nos pés por ter comprado uns "nike" novos, os gémeos que ainda não estão a 100% e uma dor incomodativa no calcanhar também da perna direita...vai ser DUREZA mesmo!

sábado, 1 de janeiro de 2011

Cross dos Reis na Carregueira

No próximo dia 08 de Janeiro de 2011, pelas 15 horas, vai o GDRC “Os Carregueirenses”, da Carregueira- freguesia de Ventosa (Torres Vedras), levar a efeito a prova de atletismo "Cross dos Reis", que decorre nos terrenos anexos ao parque de jogos local.
É uma competição aberta a todos os atletas, sendo a primeira jornada do Campeonato da Primavera de Estrada e Corta-Mato do Município de Torres Vedras.
Programa-horário:
  • 15h00 - Benjamins m/f (500m);
  • 15h05 - Infantis m/f (1.000m);
  • 15h10 - Iniciados m/f (1.500m);
  • 15h20 - Juvenis e Veteranos 3/4/5/6 masc (2.500m);
  • 15h35 - Prova Honra fem juv. e vet. (2.500m);
  • 15h50h - Prova Honra masc jun. a vet. II(5.000m).

    Contactos para inscrições e mais informações: 967 337 612, fax: 261 324 603
    e-mail:
    jmbf52@hotmail.com
    oscarregueirenses@sapo.pt